O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um sistema de registro criado pelo Governo Federal. Famílias brasileiras de baixa renda podem se cadastrar para receber benefícios sociais ou participar de programas do governo estadual e municipal. Além disso, o governo tem acesso a informações que permitem conhecer as condições de vida e desenvolver novos programas sociais voltados para as necessidades desse público, dentre outras demandas relacionadas aos programas sociais.
Famílias registradas no CadÚnico podem ser consideradas para participar de programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Auxílio Gás, Pé de Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira da Pessoa Idosa, Água Para Todos (Cisternas), Isenção de Taxa em Concursos Públicos,dentre outros.
Mesmo após realizar o registro no Cadastro Único, é preciso manter as informações da família em dia para garantir o recebimento dos benefícios e assegurar a inclusão em novos programas. Toda mudança nos dados pessoais, como novo endereço, nova escola das crianças, novos membros da família ou moradores da casa e mudança de emprego requerem atualização do cadastro. Recomenda-se que as famílias atualizem o registro com determinada frequência.
A inscrição no CadÚnico é gratuita e requer que o responsável pela família compareça a um posto de atendimento na cidade onde reside com os documentos de todas as pessoas que moram com ele. Para encontrar o posto de atendimento mais próximo, recomenda-se buscar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor do Bolsa Família.
Documentos necessários para cadastrar o responsável familiar:
Documentos necessários para cadastrar os membros da família:
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