Ícone do site SUDOESTE MS

Comissão Permanente de Ética dos Conselhos Tutelares de Campo Grande toma posse na Prefeitura

Comissão Permanente de Ética dos Conselhos Tutelares de Campo Grande toma posse na Prefeitura

A Comissão Permanente de Ética dos Conselhos Tutelares de Campo Grande, (COPECT/CG-MS) tomou posse na Prefeitura Municipal nesta quarta-feira (21). Participaram da solenidade a prefeita Adriane Lopes e os membros da comissão.

Membro empossado e representante do poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Rodrigues Ribeiro explica que o COPECT-CG/MS é uma comissão interinstitucional, e composta por dois representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), um representante do Ministério Público Estadual, um representante da Defensoria Pública Estadual e um representante do Poder Judiciário Estadual.

Segundo Ribeiro, a Comissão de Ética visa melhorar os atendimentos dos conselheiros tutelares e minimizar quaisquer erros que possam ocorrer durante o atendimento ao cidadão. “Nosso intuito é buscar melhorias no atendimento dos conselheiros. Existem denúncias e algumas são infundadas e outras não, por isso é preciso uma avaliação minuciosa, apuração e aplicar a sanção se for o caso. Nós queremos que os conselheiros atendam cumprindo de maneira eficaz a técnica e a ética, e assim melhorando cada vez mais a proteção às crianças e adolescentes”.

A prefeita Adriane Lopes destaca que a Prefeitura está focada na proteção da criança e do adolescente, investindo em educação. Logo ao início do ano houve o chamamento dos 40 conselheiros tutelares eleitos e a implantação de novos conselhos em um prazo legal de 90 dias.

“A Prefeitura está em busca de modernização e implementação de novos mecanismos para que os serviços cheguem a população. Estamos avançando no setor de proteção, avançando em capacitação e principalmente na educação que é a base da sociedade”, destaca a prefeita.

A Comissão Permanente de Ética dos Conselhos Tutelares de Campo Grande terá o mandato de 04 (anos) para o quadriênio 2024/2028.

A Comissão Permanente de Ética dos Conselhos Tutelares de Campo Grande, Mato Grosso do Sul foi criada pela Lei n° 4503 de 3 de agosto de 2007 e Lei n° 5342 de 15 de julho de 2014. Ela é responsável pela avaliação e julgamento de denúncias e ações decorrentes de atendimento inadequado e/ou prejudicial por parte dos Conselheiros Tutelares. A comissão recebe a demanda, avalia e julga conforme as premissas éticas que o cargo exige e como consequência, se comprovado a situação, poderá resultar na perda do mandato.

Foram empossados:

Representante do CMDCA: Marcio Benites e suplente Carla Alexandra Rodrigues.

Defensoria Pública: Debora Maria de Souza Paulino

Promotoria de Justiça: Ludmila de Paula Castro Silva

Poder Judiciário de MS: Reinaldo Rodrigues Ribeiro

 



Fonte

Sair da versão mobile