Ícone do site SUDOESTE MS

Com voto de Bolsonarista, Assembleia aprova uso de produtos da maconha contra doenças

Com voto de Bolsonarista, Assembleia aprova uso de produtos da maconha contra doenças

Deputados estaduais aprovaram, em primeiro turno, projeto de lei que permite uso de produtos à base da maconha em tratamento de doenças, em Mato Grosso do Sul. A proposta teve apoio de um bolsonarista ferrenho. 

A votação ocorreu nesta terça (3), durante sessão ordinária. O autor do PL 06/23, Pedro Kemp (PT) assegura o acesso a medicamentos à base de canabidiol e tetrahidrocanabidiol, o THC, às pessoas que sofrem com síndromes e transtornos. 

”O objetivo é garantir o acesso gratuito a quem necessita na rede pública…. muitos se beneficiam desses medicamentos, não podemos admitir que pessoas de baixa renda não se beneficiem também”, refletiu o petista. 

Kemp destacou o acesso aos produtos é para pacientes que necessitam e preencham os requisitos contidos na lei. 

”… doenças como fibromialgia, síndromes epiléticas e convulsões. Além disso, há critério, é necessário prescrição médica”, ressaltou Pedro Kemp. 

O deputado Pedro Caravina (PSDB) foi na mesma linha do colega Kemp. 

”Passa por vários crivos… haverá também, além da autorização da Anvisa, e da prescrição médica, uma comissão da Secretária de Saúde, que será responsável por acompanhar a disponibilização desse medicamento”, comentou. 

João Henrique 

Outro deputado a comentar o voto foi o bolsonarista João Henrique Catan (PL). 

”A questão farmacológica está ligada a União, não se trata de autorizar a distribuição, se trata de liberar o remédio e diminuir a burocracia…  o nosso voto caminha nessa esteira, ‘fármaco com potencial de amenizar dores e curar”, justificou Catan. 

Outros deputados ditos conservadores, como Lídio Lopes e Antônio Vaz vota



Fonte

Sair da versão mobile