Ícone do site SUDOESTE MS

Com foco no desenvolvimento, escola agrícola de Rochedinho recebe tanque de psicultura

Com foco no desenvolvimento, escola agrícola de Rochedinho recebe tanque de psicultura

Um tanque de geomembrana para a criação de pescado foi instalado na Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, localizada no Distrito de Rochedinho, em Campo Grande. A ação tem foco no desenvolvimento econômico local e foi organizada pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES) e da Secretaria Especial de Articulação Regional (SEAR) junto ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

A prefeita Adriane Lopes lembra que a iniciativa busca desenvolver a economia local, fortalecendo o pequeno, ao reorganizar cadeias de produção. “Ao investir na agricultura familiar, nós não só impulsionamos a economia de Campo Grande, como também preservamos a identidade cultural e promovemos a inclusão social, construindo um futuro mais próspero e equilibrado. Entendemos a importância da capacitação técnica e da melhoria da infraestrutura rural”, diz.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Junior, a tecnologia instalada faz essa ponte, por ser de fácil acesso e ter baixo impacto ambiental. “Queremos fomentar a piscicultura e oferecer aos pequenos e médios produtores uma alternativa viável para diversificar as atividades rurais e aumentar a renda. Além disso, ao alinharmos educação de qualidade às demandas do setor agropecuário, a ação promove a inclusão produtiva, contribuindo para a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico local”, explica.

Iniciativas educacionais e tecnológicas tendem a impulsionar o desenvolvimento econômico ao introduzir práticas sustentáveis na comunidade. Assim, o projeto ‘IFMS na Comunidade’, enriquece a formação técnica dos estudantes, fortalece a economia e a segurança alimentar, integrando a instituição com a sociedade e gerando impactos positivos. A expectativa é que o tanque produza em média meia tonelada de peixes a cada seis meses.

O secretário Especial de Articulação Regional, Darci Caldo, explica como funciona a parceria. “O IFMS tem os técnicos que desenvolvem a tecnologia para os tanques de peixes em curto espaço de tempo. O projeto começou lá em Coxim, são eles que preparam, que montam toda a estrutura física e dão essa orientação pedagógica para que os alunos possam aprender e desenvolver esse produto”, pontua.

O diretor da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, Francisley Galdino, ressalta a importância da iniciativa e avalia o potencial do projeto para fortalecer a pesquisa e a inovação no campo. “Esta ação potencializa a formação técnica e profissional dos estudantes, alinhando educação de qualidade às demandas do setor agropecuário. É uma colaboração que permite troca de conhecimentos, recursos e experiências, promovendo uma vivência mais integrada e prática”, afirma.

A Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, inclusive, é o quinto local a receber os tanques de piscicultura. O projeto já foi instalado em quatro assentamentos rurais: Bandeirantes (Miranda), Teijin (Nova Andradina), Itamaraty (Ponta Porã) e Triunfo (Coxim).

Para a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, a entrega na Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco reforça o compromisso da instituição com a disseminação do conhecimento e da tecnologia para a comunidade, levando soluções inovadoras a quem mais precisa e amplia o acesso a práticas sustentáveis e eficientes.

“Esse projeto é um exemplo concreto de como o IFMS transforma conhecimento em impacto real. A instalação do tanque viabiliza o ensino da piscicultura sustentável e leva aos estudantes e à comunidade uma tecnologia acessível e alinhada às necessidades locais. Nossa missão vai além da sala de aula: queremos contribuir efetivamente para o desenvolvimento social e econômico das regiões onde atuamos”, finaliza.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra os alunos da escola envolta do tanque. As imagens internas mostram os técnicos no tanque, a próxima mostra os profissionais na frente da escola. A última foto é da reitora com alunos e ainda existe a galeria de fotos.



Fonte

Sair da versão mobile