Ícone do site SUDOESTE MS

Com 6,6 mil eleitores aptos à votação, 4,7 mil foram às urnas em eleição suplementar de Bandeirantes

A eleição suplementar de , realizada neste domingo (6), que elegeu Celso Abrantes (PSD) a prefeito, levou 4.735 eleitores às urnas, de 6,6 mil moradores aptos à votação.

A cidade tem 7.940 moradores conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e enfrentou pela segunda vez uma eleição suplementar.

Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 76 eleitores anularam os votos e 47 optaram por votar em branco. Foram 4.612 votos válidos.

Abrantes foi eleito com 53,90% dos votos válidos ou seja, 2.486 eleitores votaram nele.

A segunda mais votada foi a candidata Tatiane Maria Miyasato (MDB), com 1.856 votos. Já Flavio Paiva (DC) recebeu 270 votos.

Eleição suplementar

O Plenário do TSE julgou o recurso do prefeito Álvaro Urt (), eleito em outubro de 2024, que tentava reverter sua inelegibilidade e assumir o mandato. Ele teve candidatura indeferida por inelegibilidade.

Por unanimidade, os ministros negaram provimento ao recurso, com relatoria do ministro André Mendonça. Os demais ministros acompanharam e votaram contra o agravo. Foi a segunda vez que ele venceu uma eleição, mas não pôde tomar posse.

A decisão do TSE indeferiu a candidatura dele e barrou a terceira candidatura após eleição no município. Decisão de 10 de outubro de 2024, do TSE, baseia-se na cassação de Urt como prefeito do município, em decorrência de infrações político-administrativas entre 2016 e 2020.

O prefeito interino é o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Marcelo Abdo (PP). Ele não disputa a eleição para chefe do Executivo.

Sair da versão mobile