Os clubes da Bundesliga e Bundesliga 2 alcançaram um novo recorde de receitas. Na temporada passada (2022/2023), as equipes das duas principais divisões alemãs geraram receita de € 5,24 bilhões, segundo o relatório publicado pela Liga Alemã de Futebol (DFL).
Os times da Bundesliga são responsáveis por € 4,45 bilhões desse valor, um número recorde para a elite da Alemanha e 23% maior do que o arrecadado no ano anterior. Aqueles que disputaram a segunda divisão, por sua vez, geraram uma receita de € 785,7 milhões, segundo maior valor da história.
Com isso, aproximadamente dois terços dos clubes que disputaram as ligas terminaram a temporada de 2022/2023 no azul, com um aumento de 18 para 23 de um total de 36 clubes.
“Com um índice de custos com pessoal abaixo de 50% e maiores investimentos em academias de juniores, os clubes alemães são sustentáveis e muito mais saudáveis financeiramente do que outras ligas europeias importantes”, acredita Marc Lenz, presidente-executivo da DFL.
“O sucesso esportivo e as ligas atraentes devem continuar a ser alcançáveis com eficiência econômica. Portanto, além de um marketing central forte, regras financeiras e de propriedade eficazes no âmbito internacional e nacional continuam a ser cruciais para o nosso modelo alemão”, completou.
A Liga de Futebol Alemão (DFL), aponta que o fim das restrições por conta da pandemia de Covid-19 é um dos fatores responsáveis pelo aumento nas receitas. O valor gerado através da venda de ingressos, por exemplo, quase duplicou, chegando a € 536,5 milhões.
As receitas geradas pelo marketing central também tiveram um aumento significativo, de 10%, passando a representar € 1,52 bilhão. Um dos motivos para o crescimento é a distribuição de receitas de transmissões nacionais feita aos clubes, que aumenta anualmente.
As receitas publicitárias alcançaram um recorde de € 1,12 bilhões, ultrapassando pela primeira vez na história a marca dos nove dígitos. Com isso, as receitas de mídia, marketing e ingressos representam 70% da receita total da Bundesliga.