Demanda por celulares cria um ambiente de competição entre lojas e fabricantes, o que acaba resultando em boas ofertas, mas é preciso ter cuidados na hora da compra Não é raro se deparar com celulares em promoção em lojas online ou físicas. A enorme demanda pelos smartphones cria um ambiente de competição entre lojas e fabricantes, o que acaba resultando em diversas ofertas. No entanto, antes de aproveitá-las, é preciso ter alguns cuidados, como comparar o preço atual com o preço de lançamento e avaliar com atenção as especificações do celular para determinar se o valor cobrado pelo aparelho, ainda que com desconto, é justo. Nas linhas a seguir, o TechTudo reúne sete dicas para você determinar se uma promoção de celular vale a pena.
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Saiba-mais taboola
Celular em promoção: como saber se uma oferta de fato vale a pena
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Qual é a melhor operadora de celular do Brasil? Comente no Fórum do TechTudo!
1. Analise as avaliações feitas por outros clientes
Ainda que diferentes clientes possam ter expectativas e necessidades particulares a respeito de um celular, as avaliações de consumidores fornecem informações sobre a qualidade do smartphone, incluindo durabilidade, desempenho e confiabilidade. Isso ajuda outros usuários a avaliar se o modelo possui as características necessárias para o uso. Logo, comentários e análises de outros clientes podem oferecer insights valiosos, para além da propaganda, sobre a experiência real de uso do produto, destacando pontos fortes e fracos.
Muitos varejistas online permitem que os clientes deixem avaliações e comentários sobre os produtos que compraram. Em plataformas como Amazon e Mercado Livre, as seções de avaliações onde os consumidores compartilham suas experiências estão disponíveis na própria página destinada à compra do produto.
Celular com carteira Apple aberta e MacBook aberto no site da Amazon
Mariana Saguias/TechTudo
Além disso, participantes de grupos em redes sociais e fóruns como Facebook e Reddit, respectivamente, muitas vezes discutem produtos e compartilham experiências de compra. Alguns consumidores também têm hábito de externar queixas no Twitter. Logo, você pode procurar grupos específicos relacionados aos produtos que está considerando comprar para encontrar informações e opiniões.
Caso você esteja procurando avaliações mais técnicas e profissionais, o TechTudo oferece reviews de diferentes celulares e eletrônicos no site. Por meio delas, é possível obter informações sobre o design, a tela, bateria, câmeras e desempenho de cada aparelho na prática.
2. Compare o preço atual com o preço de lançamento e avalie o desconto
Comparar o preço atual com o preço de lançamento permite que os consumidores avaliem o verdadeiro valor do desconto oferecido. Isso porque alguns varejistas podem aumentar os preços antes de uma promoção para fazer com que o desconto pareça mais atraente do que realmente é.
Além disso, ao comparar o preço atual com o preço de lançamento, os consumidores podem avaliar se o produto sofreu uma depreciação significativa ao longo do tempo. Isso pode ser especialmente relevante para produtos eletrônicos, como celulares, que costumam perder valor rapidamente com o lançamento de novos modelos. Para descobrir o preço de lançamento do celular, basta pesquisar pelo modelos em portais de tecnologia ou no próprio site oficial da fabricante.
Celular Android na mão
Mariana Saguias/TechTudo
3. Monitore o histórico de preços
Outra boa prática é monitorar o histórico de preços do smartphone para avaliar a melhor oportunidade de compra. Comparadores de preço como Zoom e Buscapé permitem acompanhar as mudanças no valor do produto em diferentes lojas por meio de gráficos e ainda oferecem alertas de preço. Com o recurso, é possível se cadastrar e ser notificado por e-mail quando o smartphone chegar ao preço que você deseja pagar.
iPhone em cima da mesa com cédulas, moedas e cartões de crédito ao redor
Mariana Saguias/TechTudo
4. Verifique a confiabilidade do vendedor
Vendedores não confiáveis podem vender celulares falsificados, de qualidade inferior ou até mesmo sequer entregar os produtos que anunciam. Ao verificar a confiabilidade do vendedor, você reduz o risco de comprar um produto que não corresponde à descrição anunciada. Geralmente os golpistas atraem as vítimas com preços que, mesmo em se tratando de promoções, estão muito abaixo do mercado. É recomendado que o consumidor desconfie de sites desconhecidos que oferecem vantagens “boas demais para serem verdade”.
Uma boa forma de verificar a confiabilidade do vendedor, ou da suposta empresa, é pesquisando em sites de reclamações. Nesse sentido, a plataforma Reclame Aqui é tida como referência, já que reúne milhares de queixas contra empresas e também as respostas das companhias às reclamações abertas pelo cliente. O site fornece ainda uma nota média para a empresa, informa o percentual de reclamações resolvidas e de clientes que voltariam a fazer negócio com o lojista, entre outros dados relevantes.
Veja 8 formas de saber se uma loja online é confiável
Pessoa pegando celular no bolso
Mariana Saguias/TechTudo
5. Confira as condições de pagamento
O pagamento é, provavelmente, a etapa de compra na qual o usuário deve ter mais cautela. Isso porque, em alguns casos, o desconto apresentado é maior (ou apenas válido) se o consumidor efetuar o pagamento à vista. Além disso, é preciso desconfiar de lojas que oferecem apenas boleto e Pix como forma de pagamento. Vale lembrar que, em caso de golpes, é mais difícil reaver o valor pago por esses meios do que por cartão de crédito, opção que permite o estorno mais facilmente.
Pix na tela do celular
Mariana Saguias/TechTudo
6. Avalie as especificações do celular versus seu ano de lançamento
Ao se deparar com um celular em promoção, é importante avaliar se o preço cobrado, ainda que com um desconto significativo, é justo com base no que o aparelho oferece. Isso porque, em alguns casos, podem haver smartphones mais recentes, com especificações mais competitivas por preços semelhantes. Também é possível que o celular, apesar de barato, seja mais antigo e tenha suporte a poucas atualizações de software, o que encurta sua vida útil.
Além disso, é importante considerar o que você está, de fato, procurando em um novo modelo, para não fazer uma compra impulsiva só porque o preço do celular estava baixo. Avalie especificações como conjunto de câmeras, armazenamento interno, bateria e processamento e defina suas prioridades.
Redmi Note 13 Pro 5G oferece carregamento rápido de 67W
Ana Letícia Loubak/TechTudo
7. Não seja precipitado
Antes de trocar seu celular por um novo, é preciso avaliar se a compra é realmente necessária. É válido se perguntar: eu preciso mesmo de um novo celular? Em certos momentos, tomamos decisões das quais nos arrependemos futuramente porque fomos impulsivos — e o arrependimento pode ser ainda maior quando há dinheiro envolvido na questão. Para não se arrepender depois, avalie bem as suas reais necessidades e condições financeiras.
🎥 Veja também alguns cuidados necessários com celulares de vitrine
O que é celular Android e iPhone de vitrine? Entenda riscos e veja se vale a pena
Leia também










