Como parte dos preparativos para os Jogos Olímpicos de Paris, o Ibope Repucom divulgou o ranking digital de 2024 das confederações esportivas brasileiras. O maior destaque foi, novamente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que liderou o aumento de seguidores com 7 milhões de novas inscrições, 72% do crescimento entre todas as entidades desde a última edição do levantamento, realizada em 2022.
Nesses dois anos, foram mais de 9 milhões de novas adesões nas redes oficiais das confederações esportivas reconhecidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O crescimento é o maior registrado pelo estudo desde o seu início, em 2017.
As cinco entidades que obtiveram as melhores performances em volume de novos seguidores foram: CBF (Confederação Brasileira de Futebol), CBDU (de esportes universitários) , CBV (de vôlei), CBG (de ginástica) e CBB (de basquete). Juntas, elas foram responsáveis por 93% do total de novos fãs entre as confederações esportivas brasileiras nos últimos dois anos.
A CBF novamente liderou o top 5 de maiores resultados ao concentrar aproximadamente 7 milhões de novas inscrições nos últimos anos, 72% do total entre todas as confederações. A plataforma com maior participação no seu crescimento foi o Instagram, que concentrou 90% do total.
A CBDU registrou o segundo maior aumento do período. A entidade obteve 1 milhão de adesões no combinado de suas plataformas, sendo o TikTok responsável por 97% desse ganho. Com este resultado, a confederação do desporto universitário subiu nove posições e alcançou o terceiro lugar do ranking geral.
A CBV obteve o terceiro melhor desempenho ao somar 580 mil novas inscrições no combinado de suas redes sociais. Desse número, 63% veio do Instagram, plataforma na qual a entidade atingiu a marca de 1,1 milhão de seguidores. Segundo dados do Sponsorlink, pesquisa do Ibope Repucom, o vôlei é o esporte que mais desperta algum interesse entre os brasileiros conectados.
A CBG assumiu o quarto lugar do ranking ao somar 188 mil novos fãs nas suas redes oficiais. A confederação, desde 2022, segue ganhando posições, com um acumulado de 773 mil inscrições no total. No Facebook, a CBG contou com o melhor desempenho entre todas as entidades.
A CBB fechou o top 5 de crescimento, somando 185 mil novas inscrições, mais que o dobro do seu desempenho em 2022. O Instagram e o TikTok são responsáveis por 85% das novas inscrições da confederação. De acordo com o Sponsorlink, o volume de fãs de basquete triplicou entre os brasileiros conectados na última década.
A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) conquistou três posições e passou a figurar entre as 15 maiores confederações no volume total de inscrições, somando mais de 113 mil seguidores no combinado de suas plataformas.
Outro destaque foi a CBSurf (Confederação Brasileira de Surfe), esporte que estreou no programa olímpico em Tóquio 2020, que somou 41 mil novas inscrições. O crescimento foi de 138% em relação à última contagem. O acréscimo contribuiu para que a entidade subisse dez posições no ranking geral.