Equipe dos Bombeiros de São Paulo resgatou um cavalo ilhado em cima de um telhado, em Canoas (RS). A ação contou com veterinários e militares do Exército. A cena do animal sem ter para onde ir viralizou nas redes sociais e comoveu milhares de internautas.
Inicialmente foi dado que o animal era fêmea, mas profissionais veterinários confirmaram ser um macho. O animal foi até batizado de ”Caramelo” em alusão a cachorros com essa cor que perambulam pelas ruas.
Segundo o site do Governo Federal, cinco embarcações foram usadas na ação. O animal foi sedado e acolhido em um dos botes e passará por exames clínicos e médicos. Em seguida deverá conduzido a um haras. O cavalo se junta a outros 5.254 animais resgatados no estado.
O presidente Lula celebrou o resgate e chegou a dizer que foi dormir inquieto ao ver o equino ilhado. Segundo o site do Governo Federal, o animal simboliza a resiliência diante dos impactos das fortes chuvas que atingiram o estado.
A primeira-dama da República, Janja da Silva, também se emocionou com o salvamento do cavalo.
”Muito emocionada. Desde as 6 da manhã estamos mobilizados e conseguimos salvar o cavalo Caramelo”, publicou em seu perfil na rede social X.