A candidata à prefeita de Mundo Novo, Rosaria Fátima Ivantes Lucca de Andrade (PSDB), foi multada por propaganda eleitoral antecipada na cidade. Outros dois políticos também responderam pelo crime eleitoral.
O motivo, segundo o Diário da Justiça Eleitoral, é um evento realizado dia 23 de julho, pelo então pré-candidato a vereador Orácio Paulo de Oliveira. Segundo a denúncia, na ocasião houve distribuição de brindes e jantar. A denúncia pede que Rosaria e os demais ficassem inelegíveis e tenham o registro da candidatura e o diploma cassados.
A candidata e o vice, Evaldo Carlos de Souza, alegaram à Justiça que somente foram ao local como convidados e não têm relação com a organização ou pagamento de despesas. Eles complementaram que a reunião política pertencia ao pré-candidato Orácio Paulo de Oliveira.
Orácio, por sua vez, se defendeu dizendo que os brindes distribuídos eram módicos e por óbvio não tinham potencial de ferir a isonomia entre os candidatos e a eleição.
O magistrado analisou o material colhido no processo e observou que ficou caracterizada a propaganda eleitoral antecipada e que os envolvidos, ainda que sem patrocinar o evento, tiveram benefícios na reunião.
Sendo assim, o juiz Guilherme Henrique Berto de Almada aplicou multa de R$ 5 mil aos três envolvidos. O espaço está aberto para manifestação dos citados.