Ícone do site SUDOESTE MS

Campeão da Copa do Brasil de 2005, Paulista se tornará SAF pelas mãos da EXA Capital

Campeão da Copa do Brasil de 2005, Paulista se tornará SAF pelas mãos da EXA Capital

Os sócios contribuintes do Paulista Futebol Clube, clube de Jundiaí (SP) que fez história ao ser campeão da Copa do Brasil de 2005, aprovaram, nesta quinta-feira (7), por unanimidade, a proposta vinculante da EXA Capital, empresa capitaneada pelo investidor Pedro Mesquita, por 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube.

Em seu perfil no Instagram, que conta com pouco mais de mil seguidores, a EXA se define como “uma gestora de investimentos alternativos, especializada em agronegócio, esportes, real estate e infraestrutura”.

A votação foi realizada em uma Assembleia Geral convocada em 30 de outubro por Rodrigo Peterneli Alves, presidente da diretoria-executiva do Paulista. Os trabalhos foram abertos pelo presidente do conselho de administração, Dr. Fábio Godinho, e a apresentação por parte da EXA foi realizada por Rodrigo Rincón, sócio da empresa.

Agora, o próximo passo será a criação de um comitê, ao lado do departamento jurídico, para a análise completa do documento da proposta e a assinatura do contrato. É só aí que será dado início à transição. No entanto, ainda não há um prazo específico para o clube oficializar a transformação em SAF, uma vez que os procedimentos legais precisam ser seguidos.

De acordo com o Jornal de Jundiaí, que fez a cobertura da assembleia, o valor da dívida atual do clube apresentada por Rodrigo Rincón é de R$ 87 milhões.

Segundo Rodrigo Peterneli Alves, além dos investimentos em dinheiro e a renegociação e quitação das dívidas, a proposta da SAF também contempla a reforma do Estádio Jayme Cintra e a construção de um centro de treinamento em um local próximo ao estádio.

História

O Paulista entrou para a história do futebol nacional ao surpreender todo o país e ser campeão da Copa do Brasil de 2005. No caminho até o título, o clube do interior paulista eliminou praticamente apenas times que atualmente disputam a Série A do Brasileirão, casos de Juventude (1ª fase), Botafogo (2ª fase), Internacional (oitavas de final), Cruzeiro (semifinal) e Fluminense (final). A exceção foi o Figueirense, eliminado nas quartas de final, que hoje está na Série C.

Vale lembrar que o time campeão era treinado por Vagner Mancini, atualmente técnico do Goiás na Série B, e tinha, entre seus principais destaques dentro de campo, o ex-goleiro Victor (que era reserva e depois fez história com as camisas de Grêmio e Atlético-MG), o ex-zagueiro Réver (que depois passou por Grêmio, Wolfsburg, Atlético-MG, Internacional e Flamengo, e atualmente é auxiliar de Mancini no Goiás), o ex-volante Cristian (que depois teve passagens por Flamengo, Athletico-PR, Corinthians e Grêmio) e o ex-atacante Finazzi (que teve uma longa lista de clubes na carreira, entre eles Athletico-PR, Corinthians, Ponte Preta e Fortaleza).

Dias atuais

Após diversas quedas motivadas por seguidas administrações malfeitas, o Paulista foi desaparecendo do cenário nacional e até do próprio cenário estadual. Recentemente, porém, conquistou um título, o de campeão da Série B, também conhecida como “Bezinha”, equivalente à 5ª Divisão do Campeonato Paulista. A taça veio após a vitória por 1 a 0 sobre o Colorado Caieiras, no Estádio Jayme Cintra.

Com a SAF, o clube espera retomar os dias de glória. O primeiro e principal objetivo será voltar à Série A1, principal divisão do Campeonato Paulista. Em 2025, o Paulista disputará a Série A4.

Fonte

Sair da versão mobile