Ícone do site SUDOESTE MS

Câmara aprova inclusão de remédio para crianças com TDAH na lista de essenciais do SUS

Câmara aprova inclusão de remédio para crianças com TDAH na lista de essenciais do SUS

Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inclui mais dois medicamentos na lista de remédios essenciais do SUS. Entre eles está um que é receitado para crianças e adolescentes com transtorno de hiperatividade, o TDAH. 

Conforme divulgação da Câmara, os medicamentos a serem incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, o Rename, são: metilfenidato (10 mg), cujo nome da marca é Ritalina e naltrexona (50 mg), este usado para tratar abuso de álcool e outras compulsões.  

O projeto, ainda segundo divulgado, permite a incorporação do metilfenidato ao Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para tratar o TDAH.

O texto em discussão é uma versão do deputado Zucco (PL-RS) ao Projeto de Lei 3118/20, da ex-deputada Jéssica Alves. No entanto, a proposta original obrigava o Executivo a incluir os medicamentos no Rename e por isso foi alterado, já que crirar despesas obrigatórias para o Poder Executivo configuraria invasão de prerrogativa.

O projeto também permite ao governo a importar ou a produzir os psicofármacos usados no SUS descontinuados pelos laboratórios farmacêuticos. Zucco lembrou que o desabastecimento de penicilina no Brasil entre 2014 a 2017 por desinteresse do laboratório fez aumentar os casos de sífilis congênita e em gestantes.

”Esse exemplo demonstra a relevância de garantir ao governo federal a prerrogativa de produzir ou importar os psicofármacos que tenham o risco de terem sua produção descontinuada, garantindo-se a proteção do interesse público”, disse.

Zucco retirou a obrigação que a Rename fosse atualizada anualmente. Segundo Zucco, atualmente a revisão do Rename é feita por consultas públicas conduzidas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Conforme site da Câmara, o texto agora vai para o Senado Federal. 
 



Fonte

Sair da versão mobile