O Cadastro Único, ferramenta criada há mais de 20 anos para identificar e incluir famílias vulneráveis em políticas públicas, consolida-se como um modelo de gestão eficiente em Maracaju. Atualmente, o serviço atende no novo endereço, localizado na Rua Sebastião Estanislau da Silva, 2331, Vila Juquita, próximo à Escola Municipal José Pereira da Silva.
Com nove colaboradores, entre entrevistadores sociais, Assistente Social e jovem aprendiz, a equipe realiza cerca de 35 atendimentos diários. São ações como inclusão e atualização cadastral, acompanhamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), emissão de carteirinhas para viagens e visitas domiciliares, totalizando mais de 1.000 atendimentos mensais.
De acordo com Leiza Karen Barbosa, este processo, auxilia famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica a garantirem direitos.
No mês de dezembro de 2024, o município registrou 1.939 famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, beneficiando 6.058 pessoas e gerando um investimento de R$ 1.363.475,00, com benefício médio de R$ 703,18 por família. Com visitas técnicas já programadas para 2025, Maracaju se destaca como referência nacional na gestão do Cadastro Único, reforçando seu lema: “conhecer para incluir”.