Um incêndio começou em uma casa na cidade de Tulsa, nos EUA, após um cachorro mastigar um powerbank com bateria de íons de lítio. As chamas começaram enquanto o animal brincava com o gadget, até que o fogo se espalhou pelo cômodo. Nenhum animal ou humano se feriu durante o ocorrido.
O caso ocorreu em maio, mas só nos últimos dias o Corpo de Bombeiros de Tulsa disponibilizou imagens de uma câmera de segurança para alertar a população sobre baterias com esse material. No momento da explosão, além do cão que mastigava o powerbank, havia mais um cachorro e um gato, mas todos conseguiram se salvar sem ferimentos por uma saída de pets em uma das portas.
As imagens mostram bem como uma simples perfuração no powerbank desencadeou um incêndio de grandes proporções. Pelo fato de haver camas para pets, sofás e inúmeros móveis de madeira ao redor, as chamas se espalharam com facilidade.
Bombeiros alertam para risco de baterias
O material gravado é apresentado pelo oficial de informações públicas da corporação, Andy Little. Durante sua declaração, Andy aponta que as baterias de íons de lítio são conhecidas por armazenar muita energia que, quando é liberada sem controle, pode emitir calor, gases tóxicos e até mesmo levar a explosões.
“Esses eventos podem ocorrer por diversos motivos, como calor extremo, dano físico à bateria, sobrecarga, ou até mesmo ao utilizar equipamentos de carregamento incompatíveis.”, comenta Little.
O oficial ainda salienta que muitas pessoas usam essas baterias sem saber de seus possíveis riscos. Em 2019, um avião precisou realizar um pouso de emergência após um princípio de incêndio derivado de um powerbank.