Brax volta a “salvar” Série B, que terá Globo, Band, TV Brasil, Sportv, Premiere e Goat

A Série B do Brasileirão, que começa na sexta-feira (19), terá uma das maiores visibilidades da história do campeonato, pelo menos no número de emissoras que irão transimiti-la. Globo, Band e TV Brasil (TV aberta); Sportv (TV fechada); Premiere (pay-per-view) e Goat (streaming) irão passar os jogos da segunda divisão, que terá como principal atração o Santos.

A Máquina do Esporte apurou que o acordo foi costurado pela Brax Sports Assets, agência que no ano passado era responsável pela negociação dos direitos comerciais da Série B. Neste ano, porém, a agência alegou dificuldades de pagamento e rescindiu o contrato com a CBF e os clubes.

No entanto, diante do impasse no acerto dos direitos televisivos, a Brax retomou as negociações e acertou o acordo de TV com diversas plataformas, exceto com a Globo, cuja negociação já havia sido travada com a CBF. O acordo aconteceu na noite desta quinta-feira (18) a apenas um dia do início da competição.

Direitos fatiados

A Globo irá exibir apenas os jogos do Santos na TV aberta, para praças regionais. Porém, o Grupo Globo terá direito a quatro jogos exclusivos por rodada, incluindo Sportv e Premiere.

Já a TV Brasil mostrará três partidas por rodada. A emissora pública já divulgou quais jogos serão transmitidos na primeira rodada da competição. Nesta sexta-feira (19), a emissora exibe Operário-PR x Avaí, às 21h. No sábado, às 17h, haverá Amazonas x Sport Recife. Finalmente, no domingo, às 18h, a atração é Ponte Preta x Coritiba.

Por conta dos acertos às vésperas do começo do campeonato, a Band não terá partidas neste fim de semana. Os horários diponíveis não se encaixavam com a programação da emissora e, por conta do Estatuto do Torcedor e da venda de ingressos, que já havia sido feita, não era possível fazer alterações.

Minimizar prejuízo

A costura entre várias emissoras foi a forma que a CBF encontrou para minimizar os prejuízos com a saída da Brax, que garantia um pagamento mínimo aos clubes. A agência carioca, responsável por esses ativos desde o ano passado, tinha contrato até 2026.Sem a Brax gerindo os direitos comerciais do campeonato, a opção por fatiar esses ativos serviu para aumentar a arrecadação.

Apesar disso, a CBF também terá que assumir parte das despesas para garantir a remuneração dos clubes com valores ligeiramente superiores aos que foram pagos em 2023.

A dificuldade de acerto nos últimos dias se deveu ao fato que a Globo queria exclusividade para suas plataformas. Com o Premiere perdendo assinantes a cada ano, o Grupo Globo avalia que seu serviço de pay-per-view com poucos jogos exclusivos não seria tão atraente ao mercado. A empresa,porém, acabou aceitando a divisão feita pela CBF, em que terá direitos a quatro jogos exclusivos.

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