Ícone do site SUDOESTE MS

Brasil Ride movimenta cerca de R$ 13 milhões com temporada na Bahia

Brasil Ride movimenta cerca de R$ 13 milhões com temporada na Bahia

Um balanço da organização da Brasil Ride Bahia 2024, apontou que a competição de mountain bike gerou uma movimentação econômica de aproximadamente R$ 13 milhões para a economia das cidades e distritos nos quais foi realizado, entre os dias 19 e 26 de outubro.

Os valores se baseiam em impactos dentro das comunidades de Porto Seguro (BA), principalmente no distrito de Arraial d’Ajuda, e Guaratinga (BA). Os comerciantes locais foram os principais impactados e puderam observar um aumento nas vendas.

“É um evento internacional que traz, para nós, um turismo sustentável, de alto nível e incentivador para uma abertura dessa temporada. Nosso último levantamento revelou que o faturamento de bares e restaurantes, durante o período da Brasil Ride, aumenta aproximadamente 40%”, disse Alex di Pasquale, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Costa do Descobrimento.

A Brasil Ride também beneficiou hotéis e pousadas de Arraial d’Ajuda, como é o caso do Paraíso do Morro, que além de ter 100% de ocupação nos dias do circuito de provas de mountain bike ultramaratona premium, também foi palco da Guarini Sunset, evento de boas-vindas aos participantes da Brasil Ride que completaram a prova por mais de três vezes.

A estimativa é de que 10 mil leitos tenham sido ocupados durante a ultramaratona, que acontece em uma semana de baixa temporada e sem feriados. A anfitriã da Arena Brasil Ride, a Uíki, viu o movimento aumentar gradativamente com a prova. Segundo o proprietário do local, Pedro Abreu, foram gerados 200 novos empregos para suprir a demanda.

“A Uíki oferece toda a infraestrutura, dando apoio a toda a produção para esse evento, que se configura como um dos maiores eventos do mundo e traz pessoas do mundo inteiro. E isso é feito em partes: iniciando com o time de gestão, um mês antes do evento, equipe técnica e a equipe de serviços. Ao todo, foram mais de 500 profissionais extras colaborando com a casa, para atender o público e os colaboradores da Brasil Ride e seus parceiros”, contou.

“É um feito, pois está fora de feriados e na baixa temporada, o que é muito importante. Mas, para além disso, a Brasil Ride promove o destino durante o ano inteiro através do esporte. É uma outra forma de ver o destino, de vender como um selo de qualidade. Atletas, artistas, empresários que vêm aqui, conhecem o destino e o transformam em ponto turístico, pois são formadores de opinião”, ressaltou o empresário.

Além de gerar emprego e renda para diversos setores, a Brasil Ride posiciona Porto Seguro como uma cidade apta a receber competições de nível internacional. A presença do evento incentiva o turismo esportivo e a prática de esportes.

“É uma oportunidade de apresentar as belezas naturais e a estrutura da cidade para novos públicos, incentivando o retorno desses visitantes em outras épocas do ano. A ultramaratona também atua como um verdadeiro agente multiplicador do esporte em Porto Seguro”, afirmou Guto Jones, secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro.

“Ao sediar uma competição desse porte, a cidade inspira a população local, especialmente os jovens, a se envolverem em atividades esportivas e a buscar um estilo de vida mais saudável. Esse incentivo ao esporte também fortalece o desenvolvimento de uma cultura esportiva na região, promovendo saúde, bem-estar e integração social”, concluiu..

A Brasil Ride Bahia 2024 foi apresentada pelo Bradesco. Vibra Energia, Mitsubishi, Kona Bicycles, Unidas, Sram, Fox, Garmin, Magura, Comerc Energia, Gasolina Podium, Shokz, Zipp, Vitória Pneus, Rock Shox, Alquimia da Saúde e Coca-Cola patrocinaram o evento.

Fonte

Sair da versão mobile