Como parte das comemorações dos 119 anos do Boca Juniors, clube mais popular da Argentina, o time xeneize apresentou nesta quarta-feira (3) seu novo terceiro uniforme para a temporada.
Inspirada na bandeira da Suécia, que deu origem às cores da equipe, a vestimenta confeccionada pela Adidas pode estrear nesta noite, no jogo contra o Nacional Potosí, na Bolívia, quando o Boca também faz sua estreia na Copa Sul-Americana.
A diretoria do Boca, porém, não oficializou quando será o primeiro jogo com a nova camisa. Outra alternativa é que o time entre em campo com a vestimenta para a partida contra o Newell’s Old Boys, em Rosário, no próximo sábado (6), pelo Campeonato Argentino.
“No dia do nosso aniversário, uma homenagem às nossas origens”, estampou o Boca em suas redes sociais, com um vídeo para mostrar o novo uniforme.
Características
A camisa tem tom azul marinho e no peito há um desenho amarelo que simboliza a bandeira daquele navio sueco que passou pelo rio da Prata há mais de um século e inspirou os fundadores do Boca a adotarem para sempre as cores azul e amarelo.
A nova camisa também inclui um dos primeiros escudos do Boca na parte superior das costas. O uniforme é completado com calções e meias também em azul marinho. O lançamento completa a coleção iniciada no ano passado, com a tradicional camisa azul com listra amarela e o segundo uniforme, que tem o amarelo como cor predominante.
Publicidade
Para divulgar a nova vestimenta, o clube xeneize escalou algumas de suas principais estrelas, como Agustina Arias, Lorena Benítez, Cristian Medina, Luca Langoni, Edinson Cavani e Miguel Merentiel.
Em 1907, Esteban Baglietto, Santiago Pedro Sana, Alfredo Scarpati e os irmãos Juan e Teodoro Farenga, sócios fundadores do Boca Juniors, caminharam até o porto de Buenos Aires e esperaram um navio passar.
Incapazes de decidir sobre as cores do novo clube, adotariam as da bandeira do primeiro navio que vissem. Um barco da Suécia foi quem chegava naquele momento.
“A camisa do Boca sofreu modificações incessantes em seus modelos ao longo da história. Suas cores, por outro lado, só variaram nos dois primeiros anos de vida. Mas, a partir de 1907, o azul e o amarelo permaneceram impregnados na pele dos Xeneizes até hoje”
Boca Juniors, em seu site oficial
Patrocínio
Uma curiosidade na camisa atual é que o patrocinador máster do Boca é a plataforma de apostas Betsson, que tem justamente origem sueca, cujas cores nacionais inspiraram a vestimenta do mais popular time argentino.
“Temos muito orgulho da nossa herança sueca e da nossa parceria com o Boca Juniors através das cores azul e amarelo, que partilhamos, e do amor que ambos sentimos pelo futebol, uma iniciativa que fortalece o nosso vínculo. Como patrocinadores estamos animados em despertar a paixão entre torcedores e jogadores com esta nova camisa, que nos lembra de nossa história e valores”, disse Jesper Svensson, CEO do Grupo Betsson.