O banco Barclays ampliou o acordo de patrocínio máster, que inclui os naming rights, com a Women’s Super League (WSL), a Superliga Feminina da Inglaterra, até 2027/2028. De acordo com a agência de notícias britânica PA, a empresa desembolsará £ 45 milhões no total (quase R$ 328 milhões, pela cotação atual), ou seja, £ 15 milhões por ano a partir da temporada 2025/2026, o dobro do que o banco paga atualmente e maior investimento já feito na história do futebol feminino do país.
O Barclays é o patrocinador principal da WSL desde 2019, mas vale destacar que a atual temporada é a primeira em que o torneio saiu do guarda-chuva da Football Association (FA), órgão que gere o futebol na Inglaterra. A responsável, agora, é a empresa independente Women’s Professional Leagues Limited (WPLL).
Nos últimos anos, em especial após a Euro 2022, quando a Inglaterra conquistou o título pela primeira vez na história, o crescimento do futebol feminino no país tem sido exponencial. Segundo o Barclays, a liga atrai, atualmente, cerca de 3,2 milhões de seguidores, com um crescimento de 283% desde a temporada 2021/2022.
“O Barclays tem sido uma referência quando se trata de apoiar o futebol feminino e se tornou um parceiro fundador da WPLL à medida que embarcamos em uma jornada transformacional para fazer o jogo crescer. Este investimento recorde plurianual demonstra um compromisso de longo prazo e é importante porque fornece um endosso positivo para o que estamos tentando alcançar”, afirmou Nikki Doucet, executiva-chefe da WPLL.
Premier League e FA
O Barclays também renovou o acordo que possui como patrocinador da Premier League e permanecerá como parceiro bancário oficial do principal torneio de futebol masculino do país até a temporada 2028/2029. Por fim, ainda estendeu o contrato com a própria FA até 2028 e, nestes próximos anos, promete dar mais atenção ao programa Barclays Girls’ Football School Partnerships, que tem como objetivo alavancar o futebol feminino nas escolas britânicas.
“Falamos constantemente sobre a sustentabilidade do futebol feminino e a necessidade de maiores investimentos e parceiros de longo prazo para realmente acelerar o crescimento. Este investimento é exatamente o que é necessário não apenas para continuar o crescimento, mas também para garantir que o jogo seja sustentável para as gerações futuras”, resumiu Ian Wright, ex-jogador da seleção inglesa e atual embaixador do Barclays.