O Barcelona renovou parceria com a Nike em um acordo que é apontado como o mais lucrativo do futebol mundial. Parceira do time da Catalunha desde 1998, a marca de material esportivo tinha acordo com o clube até 2028, mas resolveu antecipar a renovação de um novo vínculo.
A duração e valores do novo compromisso não foram divulgadas. Entretanto, o jornal Mundo Deportivo noticiou que a renovação é válida até 2038. De acordo com o diário, o Barcelona passará a receber € 127 milhões, o que equivale a € 1,7 bilhão no total.
O contrato anterior do Barça era avaliado em € 105 milhões por temporada. No entanto, o Barcelona vinha recebendo assédio de outras marcas esportivas, como Puma e New Balance. Outra opção cogitada pela diretoria era o Barcelona aproveitar seu alcance global para se tornar fabricante e distribuidor de seu próprio uniforme.
Com o novo contrato, além do aumento na remuneração, a Nike irá desempenhar papel importante nas operções de varejo do clube e colaborar com o Barça Licensing & Merchandising (BLM) na criação de produtos licenciados, ajudando na cadeia de suprimentos e impulsionando a distribuição global.
Bônus
De acordo com a imprensa espanhola, o contrato da Nike também inclui um bônus de assinatgura de € 158 milhões, que será pago durante a duração do novo acordo.
Se os números forem confirmados, o contrato do Barcelona é o maior da história do futebol. Segundo o site Statista, o Real Madrid, seu arquirrival, que é vestido pela Adidas, ganham menos de US$ 120 milhões por ano. Já o Manchester United recebe US$ 105 milhões também da Adidas.
Rusgas
Antes da assinatura do novo contrato, havia um distanciamento entre Barcelona e Nike. O presidente do time, Joan Laporta, chegou a dizer que a relação estava “se deteriorando”. Na ocasião, em entrevista ao jornal Marca, Laporta disse que havia três opções: continuar com a Nike, procurar outra parceira ou criar seus próprios uniformes.
A fabricação de seus próprios kits de jogo daria mais autonomia ao clube para realizar sua operação de varejo. No entanto, considerando o alcance global do Barcelona, haveria dificuldade e investimento maior para implementar essa operação, diminuindo a margem de ganhos.
A Puma teria feito uma proposta de tornar o Barcelona o principal clube atendido pela marca alemã de material esportivo. No entanto, a Nike teria igualado os valores, o que fez o Barcelona decidir permanecer com a mesma marca.
Projeção
Ficar com a Nike traz algumas vantagens ao Barcelona. Em primeiro lugar, irá melhorar seu fluxo de caixa. Atualmente, o time possui dívida praticamente impagável de € 1,2 bilhão. Com a verba adicional, o clube espanhol se aproxima mais do limite de gastos imposto pelas regras da LaLiga.
Para renovar o compromisso, a Nike também fez concessões. Entre elas, é dar ao clube o controle sobre o comércio eletrônico internacional e aceitar vender camisas retrô sem o logotipo da Nike.
A marca norte-americana também aceitou excluir várias cláusulas contratuais sobre desempenho em campo, o que favorece diretamente o Barcelona, que tem sido pobre em resultados internacionais.
O time não conquista a Champions League desde 2015, quando o time ainda era liderado em campo por Messi, Suárez e Neymar. Como forma de comparação, de lá para cá, o Real Madrid conquistou cinco títulos da principal competição de clubes do planeta: 2016, 2017, 2018, 2022 e 2024.
Para a Nike também foi importante a manutenção do Barcelona em seu portfólio de clubes. O Liverpool já anunciou que irá trocar Nike por Adidas na próxima temporada. O time de Salah irá se juntar a clubes como Real Madrid, Manchester United, Bayern de Munique e Arsenal, que já são vestidos pela marca alemã.