Ícone do site SUDOESTE MS

Bancada do agro pressiona para criar 'vale leite' em Mato Grosso do Sul

Bancada do agro pressiona para criar 'vale leite' em Mato Grosso do Sul

A bancada do agro na Assembleia Legislativa pressiona o governo do Estado para crianção do “Vale Leite” para crianças e idosos em Mato Grosso do Sul. O setor alega “momento dificílimo” com queda de produção e valor do produto – leia-se preço – no mercado interno.

Sem estado mínimo ou liberalismo, é um pedido de socorro ao poder público. A Frente Parlamentar do Leite, coordenada pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), apresentou três projetos ao governador Eduardo Riedel (PSDB), em reunião na última quarta-feira (3). 

“Entreguei ao governador Eduardo Riedel, sugestões para a implantação do Programa de Melhoramento Genético; Vale Leite, para atender as crianças e idosos; e o Leite na Escola, voltado ao atendimento das crianças e jovens que estão estudando para que possam ter acesso a este alimento tão importante para o seu desenvolvimento. Nesta reunião fizemos vários encaminhamentos. Todas as propostas entregues visam apoiar e, sobretudo, fortalecer a atividade leiteira em nosso Estado”, afirma Renato Câmara.

Também participaram da reunião o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, além de representantes da cadeia produtiva do leite e professores da UEMS (Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul), que desenvolveram um projeto de melhoramento genético.

“São ações efetivas, concretas, que colocamos em prática e a partir de agora serão analisadas pelo governador Eduardo Riedel para que nós possamos, juntos com a Assembleia Legislativa, Governo do Estado, cadeia produtiva do leite e a Frente Parlamentar do Leite dar uma resposta de incentivo e apoio aos nossos produtores de leite, para que seja possível revigorar esta atividade e, simultaneamente, garantir o funcionamento das indústrias lácteas de Mato Grosso do Sul. Concomitantemente, oferecendo o leite como alimento, estaremos dando condições de vida mais adequadas e saudáveis às nossas crianças, nossos idosos e também a toda nossa população”, defende Renato Câmara.

Riedel ficou interessado na proposta de melhoramento genético e reiterou que a Câmara Setorial do Leite tem um plano de fomento da pecuária de leite – o Proleite -, pronto para ser aprovado. O objetivo é combater a baixa produtividade do rebanho leiteiro do Estado. 



Fonte

Sair da versão mobile