Ayrton Senna Racing Day reuniu 11 mil pessoas em São Paulo – Divulgação
A 20ª edição do Ayrton Senna Day, evento que celebra o aniversário de morte do ex-piloto de Fórmula 1 brasileiro e realizado no último dia 1º de maio, conseguiu aproximar ainda mais a imagem de Senna de mulheres e jovens.
Realizada na última quinta-feira, a corrida teve 11 mil inscritos, recorde histórico da prova. Mas, mais do que isso, conseguiu atingir dois objetivos da marca Senna: aumentar a participação feminina e do público jovem.
Do total de inscritos na prova, 52% das inscrições foram de mulheres. O número representou um aumento substancial da participação feminina, que havia sido de 40% na corrida em 2024. Já a presença do público da Geração Z, abaixo dos 30 anos de idade, também aumentou em quatro vezes, de acordo com a organização.
“A marca Senna traz os valores de Ayrton Senna em tudo o que faz, nas parcerias, eventos e experiências para todos os fãs. Ao mesmo tempo em que buscamos uma conexão próxima com as novas gerações, valorizamos a memória afetiva de quem o viu em ação nas pistas. Afinal, o legado dele está em cada um de nós”, afirmou Ana Simões, diretora de marketing da Senna Brands, empresa responsável pela realização do evento.
Ativações reforçam marca Senna
Para conseguir conectar-se com o fã que acompanhou Senna nas pistas ao mesmo tempo em que conversou com novos públicos, o Senna Day contou com diversas ações nos boxes de Interlagos para entreter o fã que foi ao autódromo.
A atração que tinha maior fila para entrar era a exposição “Além da Linha de Chegada”, montada especialmente para o evento e reunindo 29 itens do acervo da família do piloto, incluindo itens inéditos. Entre eles estava a faixa que o time do Brasil entrou no gramado após ser tetracampeão da Copa do Mundo, quase dois meses após a morte de Senna.
“É emocionante ver esta faixa que doamos para o acervo da família sendo exposta pela primeira para o público, ainda mais neste evento”, declarou o ex-jogador Mauro Silva, que esteve presente no evento.
Organizada pela Vega Sports, a corrida que celebra Ayrton Senna já tem a edição de 2026 confirmada. A prova deste ano contou com os patrocínios de Asics, Claro, Heineken 0.0, Newon, Curaoprox, Lindoya, Guaraná Antarctica, Gatorade, Logitech, Mucilon, Jaguaré Bananas, Schio Macãs, LEGO, Sid Special Paint e Freixenet.
Além da corrida para os adultos, foi realizada uma prova paralela com obstáculos e distância total de 400m que contou com cerca de 300 crianças.