O assistente Eduardo Cruz, do quadro de árbitros da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), passa a integrar o seleto grupo composto por 72 profissionais contratados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para fazer a seleção, a entidade utilizou critérios técnicos de alto nível, além do selo Fifa, foram analisadas as médias de avaliação de desempenho nas temporadas 2024 e 2025 para chegar a um modelo com quatro pilares centrais: treinamento técnico, saúde e performance, tecnologia e governança/estrutura.
Para Estevão Petrallás, Presidente da FFMS, esta conquista é fruto de um trabalho desenvolvido pela Comissão de Arbitragem da Federação, que tem à frente dos trabalhos o diretor Augusto Ortega.
“É muito importante para a arbitragem de Mato Grosso do Sul termos um representante entre os árbitros que vão compor o quadro permanente da CBF. São profissionais que se dedicam e buscam sempre o aperfeiçoamento para que as partidas sejam conduzidas de forma correta. Este trabalho vem sendo desenvolvido criteriosamente pela Comissão de Arbitragem e pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, junto à CBF”.
Treinamento
Neste ano, em parceria com a CBF, a Comissão de Arbitragem desenvolveu um Treinamento Integrado para árbitros e assistentes que aconteceu em janeiro, em Campo Grande, onde os profissionais receberam instruções teóricas, físicas e práticas em várias situações que acontecem durante as partidas, entre elas entradas e disputas, faltas táticas, leitura e posicionamento, análises de campo, manipulação de resultados e informações em súmulas.
