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As Associações de Torcedores desempenham um papel fundamental no futebol

As Associações de Torcedores desempenham um papel fundamental no futebol

Em 1992, na Inglaterra, foi criado o Northampton Town Supporters’ Trust, a primeira associação de torcedores de um clube de futebol. Esse movimento introduziu uma nova forma de os fãs se envolverem com seus times, indo além de reuniões, publicações periódicas e protestos. O objetivo principal dessa associação era garantir a estabilidade, segurança e a continuidade do clube a longo prazo.

Naquele período, o futebol inglês vivia uma situação de caos. Muitos clubes enfrentavam um aumento exponencial das dívidas, resultado de más administrações, decisões financeiras erradas, gastos excessivos, donos desinteressados e até mesmo escândalos de crimes financeiros que frequentemente iam parar nas páginas policiais. A responsabilização de dirigentes falhos era praticamente inexistente.

Com o tempo, as Associações de Torcedores se espalharam por toda a Inglaterra, e uma série de novas questões passou a integrar a relação entre clubes e suas torcidas. Essas associações passaram a defender não apenas os direitos dos torcedores, mas também a preservação da cultura e das tradições dos clubes, a manutenção da atmosfera única dos estádios, maior transparência na comunicação e prestação de contas, além de lutar por temas essenciais para garantir que os interesses dos fãs fossem sempre levados em consideração. Algumas dessas associações tiveram papel fundamental ao expor acordos duvidosos, impedir a mudança de estádios, bloquear a venda de clubes e até salvar equipes à beira da falência.

Com o tempo, os clubes começaram a reconhecer oficialmente as associações e a desenvolver mecanismos para integrar os torcedores nas decisões do dia a dia. Surgiram, então, os Parlamentos de Fãs ou Conselhos Consultivos de Fãs, compostos por grupos de torcedores eleitos, que representam diferentes segmentos da base de fãs. Outra inovação foi a criação da função de Supporter Liaison Officer (SLO), ou Oficial de Ligação com o Torcedor. Esse profissional atua como intermediário entre o clube e seus torcedores, promovendo um fluxo de comunicação bidirecional. Atualmente, a figura do SLO é obrigatória para todos os clubes das quatro principais divisões do futebol inglês.

Essas associações e mecanismos de consulta não têm a função de salvar ou fiscalizar os clubes, mas de manter o engajamento dos torcedores em um ambiente cada vez mais corporativo e multimilionário. Na verdade, as Associações de Torcedores são um verdadeiro presente para o futebol, um recurso que deveria ser incentivado por clubes e federações. Em outras indústrias, as empresas gastam milhões para consultar sua base de clientes, enquanto no futebol esse serviço poderia ser realizado de forma gratuita e com grande valor agregado.

As associações representam uma ferramenta crucial nas mãos dos torcedores, funcionando em conjunto com outras estruturas de engajamento para preservar a história e as tradições dos clubes. Nunca foi tão importante ouvir e envolver os torcedores, especialmente neste momento em que muitos clubes estão sendo adquiridos por novos proprietários.

Romulo Macedo é mestre em Gestão da Experiência do Consumidor, especialista em Gestão Esportiva com papéis relevantes em diversos eventos esportivos mundiais e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

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