Em entrevista à Contigo!, Dra. Ana Paula Mondragón explica o caso de Ary Mirelle após a esposa de João Gomes passar por um procedimento cirúrgico
Ary Mirellesurpreendeu seus seguidores nas redes sociais na última segunda-feira (31) ao relatar que foi submetida a uma cerclagem. A esposa de João Gomes passou pelo procedimento cirúrgico com o objetivo de dar pontos no colo do útero e evitar uma abertura prematura durante a gestação de Joaquim, fruto de seu relacionamento com o cantor. Em entrevista à Contigo!, a ginecologista Dra. Ana Paula Mondragón revela mais detalhes do método.
“A cerclagem é um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de prevenir o parto prematuro em gestantes com diagnóstico de insuficiência istmo cervical (quando o colo uterino não resiste ao peso da gestação e começa a se abrir de forma precoce). O procedimento é realizado em centro cirúrgico sob raquianestesia e via vaginal, são feitos 4 pontos de sutura ao redor do colo do útero, visando reduzir o risco de dilatação precoce e o risco de parto prematuro. No caso dela, ela já tem este diagnóstico feito em gestação anterior, então a cerclagem é feita de forma precoce para minimizar os riscos“, destaca.
Além disso, a ginecologista obstetra reforça que a cirurgia pode impactar de forma positiva e negativa. Os pontos positivos envolvem a redução do risco de prematuridade, do risco de dilatação precoce do colo e do risco de internação em UTI neonatal da criança.
Entretanto, como se trata de um procedimento cirúrgico, há riscos como de “infecção, de ruptura da bolsa e de sangramento“. “Em raros casos pode ter dor e desconforto. O melhor momento para realizar o procedimento, com menores riscos, é entre 12 e 16 semanas de gestação, que é a chamada cerclagem eletiva (profilática)“, aponta.
“Existe também a cerclagem terapêutica, onde o colo curto é diagnosticado através de um exame de ultrassonografia antes de 24 semanas, e a cerclagem de emergência, realizada em idades mais avançadas, quando o colo já está aberto e a bolsa está protruindo através dele, estes dois últimos trazem muito mais risco à gestação“, finaliza.
Dra. Ana Paula Mondragón esclarece que a recuperação em casos de cerclagem é tranquila: “Nos primeiros dias é comum dor leve e desconforto que são facilmente controlados com medicação e deve apresentar também durante alguns poucos dias um pequeno sangramento vaginal. Após a cerclagem, é importante manter uma boa higiene da região genital , para evitar infecções , manter dieta adequada , fazer uso de progesterona que será indicada pelo médico e adaptar a rotina de exercícios à sua nova condição“.
Em suas redes sociais, Ary Mirelle confessou que precisará fazer o procedimento cirúrgico até mesmo em suas próximas gestações. Para a Contigo!, a especialista esclarece o motivo. “A cerclagem nada irá influenciar nas próximas gestações, porém as pacientes que precisam deste procedimento são mulheres que possuem uma condição de saúde que aumenta seu risco para parto prematuro em todas as gestações , sendo assim, já sabendo deste diagnóstico, a cerclagem deverá ser feita sempre como prevenção“, conclui.
Leia também: Grávida do 2º filho de João Gomes, Ary Mirelle passa por cirurgia