De Mato Grosso do Sul, a artista plástica Lúcia Martins Coelho Barbosa inaugura exposição inédita em Florianópolis, nesta terça-feira (5). Intitulada “Do Pântano para a Ilha”, a mostra conta com 14 telas, sendo 11 delas apresentadas pela primeira vez ao público.
O convite para elaborar a exposição partiu das proprietárias da loja Arquitetura do Sono, espaço onde será realizada. De acordo com a artista plásticas, elas, inclusive, sugeriram o tema das pinturas. Assim, com temática voltada ao Pantanal, os quadros retratam a fauna e flora características do local.
“Quando eu falei que morava perto do Pantanal, falaram que seria interessante trabalhar em cima desse tema. Por isso criei esse nome, ‘Do Pântano para a Ilha’, e coloquei nas telas elementos como as flores de aguapé, as árvores do Cerrado, as onças, que são meu carro-chefe”, explica a artista plástica.
Outro elemento regional incorporado nos quadros é a renda nhanduti, um bordado artesanal tradicional do Paraguai, cujo nome significa “teia de aranha” em guarani. De aparência delicada e intrincada, o material é utilizado normalmente em peças decorativas e roupas.
Ao todo, foram sete meses de preparação para a exposição, em um longo processo de produção e ressignificação de obras, utilizando as técnicas ‘pastel sobre papel’ e ‘acrílico sobre tela’.
“As obras que a gente tem dentro dessa exposição vão refletindo lugares, flores, animais, que talvez as pessoas não prestem atenção no dia a dia, mas que saem do comum. Quisemos resumir em 14 obras tudo que a Lúcia olha, vive e o que ela acha importante no nosso estado para o Brasil e para o mundo. A gente quer mostrar que há beleza aqui e que as pessoas precisam olhar mais para nós”, comenta Ygor Alcantara, que assina o catálogo da mostra como diretor.

Artista expõe pela primeira vez em Santa Catarina
Após expor em sete países e quatro estados brasileiros, essa é a primeira vez que Lúcia Martins levas suas obras a Santa Catarina. A mostra “Do Pântano para a Ilha” fica aberta a visitação do dia 4 ao dia 11 de agosto, na Loja Arquitetura do Sono, em Florianópolis.
Artista plástica há 45 anos, Lúcia sente que está abrindo portas para os artistas futuros. Para ela, a arte é como um portão de entrada para um novo mundo, nesse caso o Pantanal, Mato Grosso do Sul.
“O Pantanal não é margem: é centro de novas narrativas. É daqui que falamos ao mundo. O que eu gostaria que essa minha exposição causasse é até um certo espanto de ver que aqui também tem gente que faz arte, e nada melhor do que se apresentar quando alguém já tem curiosidade de te conhecer”, afirma.
Serviço
Exposição “Do Pântano para a Ilha” – Lúcia Martins Coelho Barbosa
- Data: de 5 a 11 de agosto
- Local: Loja Arquitetura do Sono – Avenida Madre Benvenuta, 1318, Santa Mônica, Florianópolis (SC)










