Arla 32: o que é e para que serve no combustível?

O Arla 32 é uma solução líquida que reduz a emissão de poluentes produzidos na queima do diesel. É utilizado no motor do veículo, num tanque separado do combustível. É um agente redutor essencial que reduz a emissão de poluentes, transformando os tóxicos óxidos de nitrogênio em materiais não nocivos, como nitrogênio e água. 

Esta reação reduz em até 98% as emissões de óxido de nitrogênio, que além de altamente poluente, são nocivas à saúde e responsável por diversos males de respiração. O Arla 32 é uma das substâncias mais populares usadas em SCR (Sistema Redutor Catalítico) presentes em veículos que utilizam óleo diesel.

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O nome Arla 32 é uma abreviação de “Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio Automotivo” e o 32 deriva da quantidade de ureia presente por parte de água desmineralizada (32,5%). Para cada 100g de água, há 32,5 g de ureia (32,5%). Esse agente consegue evitar até 98% das emissões de óxido de nitrogênio para a atmosfera, que, além de poluente, também é nocivo à saúde e responsável por diversas doenças respiratórias.

Como utilizar corretamente o Arla 32

É muito importante enfatizar que o Arla 32 não deve ser adicionado ao combustível, já que é um fluido automotivo que reage com o gás de escapamento e atua como agente redutor da emissão de NOx gerados pelo motor a diesel. 

Deve ser armazenado em um tanque próprio no veículo, geralmente localizado ao lado do tanque de diesel. É importante seguir as orientações de armazenamento e manuseio do Arla 32 para garantir sua eficácia e evitar danos ao sistema SCR. 

Também não deve ser misturado com água. Inclusive, não se deve substituir a ureia por ureia e água. A ureia utilizada no Arla 32 é chamada de ureia técnica, que tem alto nível de pureza e por isso consegue fazer a reação química corretamente.

Posto de combustível com estação de abastecimento a granel de Arla 32

A ureia comercializada no Brasil não tem nenhuma relação com o ARLA 32 e a utilização de água mineral, como a que sai da torneira, pode afetar o tanque.

O uso de qualquer solução nos tanques, que não seja o Arla 32, pode danificar o catalisador, levando inclusive à perda total, aumentando significativamente as emissões de NOx.

 O Arla 32 é classificado como produto de categoria de risco mínimo no transporte de fluídos, portanto, não é um combustível, nem um aditivo de combustível.

Validade e rendimento

O Arla 32 tem uma validade de 12 meses em temperaturas médias de até 30°C. Em temperaturas acima de 30°C e abaixo de 35°C, a validade cai para 6 meses. Acima de 35°C ele estraga.

A validade também pode variar de acordo com o fabricante e as condições de armazenamento do produto. Em geral, o prazo de validade recomendado é de 1 ano a partir da data de fabricação. 

Em relação ao rendimento, em geral, esse agente tem rendimento de 5% no caminhão. Isso significa que para cada 20 litros de diesel, 1 litro do Arla 32 é consumido.

Para a maior parte dos modelos, é necessário encher o tanque de Arla 32 uma vez a cada três ou quatro tanques de combustível inteiros.

Bocal de abastecimento do Arla 32 tem sempre uma tampa azul

Qual o preço e onde comprar o Arla 32

O preço aproximado do Arla 32 é de R$ 4 por litro. No entanto, o preço pode ser mais baixo se for comprado a granel. Um galão de 20 litros da substância, por sua vez, custa em torno de R$ 80.

O Arla 32 pode ser adquirido em postos de gasolina, distribuidoras ou pela internet. É importante garantir que o produto tenha o selo do Inmetro e siga as normas da ABNT e INMETRO para garantir a qualidade e segurança. 

A Yara Brasil, a Petrobras e a Vale são os principais produtores e fornecedores de Arla 32 no Brasil. O agente pode ser encontrado em postos de serviços de combustíveis e nos grandes distribuidores. 

Também é possível negociar com as distribuidoras a entrega de grandes quantidades e garantir o estoque para atender toda a frota. 

O consumo de Arla 32 é em torno de 5% em relação ao diesel. Portanto, a cada 1.000 litros de óleo gasta-se 50 litros de Arla. O consumo varia de acordo com o tamanho do motor e a norma de emissão dos veículos, mas estima-se que a maior parte dos caminhões consuma de 3% a 5% da quantidade de óleo diesel, o que corresponde a cerca de 600 a 1200 litros por ano.

Por que Arla 32 é obrigatório?

O Arla 32 é obrigatório no Brasil para veículos pesados com o sistema SCR (Solução Catalítica Seletiva).  A legislação brasileira estabelece limites máximos de emissões de poluentes para veículos a diesel. O seu uso é uma forma de garantir que esses limites sejam cumpridos. 

A não utilização da solução ou a aplicação de produtos com má procedência são identificados automaticamente pelo sensor que existe no sistema SCR. A falta do Arla 32 ocasiona uma perda significativa da potência do motor e danos irreversíveis ao catalisador. 

Qualquer alteração no veículo ou no sistema, o não uso do Arla 32 ou o uso contaminado é considerado uma infração de trânsito grave. A multa começa em R$ 195,23 e retenção do veículo até que seja legalizado. Entretanto, adulterar ou usar o Arla 32 de forma errada pode gerar multas maiores (entre R$ 500 e R$ 10 mil), dependendo da gravidade do fato. Além disso, quando houver fraude no uso do sistema SCR, a CETESB pode aplicar multa entre R$ 1 mil e R$ 1,6 mil.

Para se adequar às legislações mais modernas, o Brasil optou por tornar a utilização do SCR obrigatória em veículos fabricados a partir de 2012. É também um incentivo para que os caminhões se tornem cada vez menos poluentes.

A legislação sobre o Arla 32 diz o seguinte:

  • O Arla 32 é obrigatório para todos os caminhões produzidos no Brasil desde 2012.
  • A base legal é a Lei Federal 9605/1998, regulamentada pelos artigos 68º e 71º do Decreto Federal 6514/2008.
  • O uso do Arla 32 é obrigatório para veículos de grande porte que possuem o tanque com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR).
  • O Arla 32 é essencial para atender às normas de emissão de gases poluentes estabelecidas pelos órgãos reguladores. O seu uso é obrigatório para alguns veículos no Brasil e em diversos outros países.

É obrigatório para veículos pesados fabricados no Brasil desde 2012. No entanto, alguns veículos menores também passaram a utilizá-lo, como o Jeep Compass, a picape Fiat Toro, a nova Iveco Daily 35-160 e a nova Renault Master. 

Já todos os caminhões produzidos no Brasil desde 2012 são obrigados a saírem da fábrica com o sistema de SCR e a utilizar o Arla 32.

Tecnologia SCR (Selective Catalityc Reduction) é uma abreviatura para Sistema Redutor Catalítico. O Arla 32 é uma das substâncias mais populares usadas nesse tipo de sistema em veículos que utilizam óleo diesel, como caminhões, ônibus e veículos off-road.

Todos esses veículos, fabricados a partir de 2012 no Brasil, têm em seu painel um indicador mostrando a necessidade de reabastecer o Arla, graças a sensores que medem as emissões de gases do veículo.



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