A União Europeia vai multar a Apple em cerca de 500 milhões de euros (aproximadamente R$ 3 bilhões) após investigação antitruste sobre serviços de música da empresa, revelou o jornal Financial Times. Será a primeira multa antitruste da empresa.
Para quem tem pressa:
- A União Europeia (UE) vai multar a Apple em cerca de 500 milhões de euros (aproximadamente R$ 3 bilhões) após investigação antitruste sobre serviços de música da empresa;
- No entendimento da UE, a Apple usou suas plataformas para criar “condições comerciais injustas” de concorrência em seus domínios. O bloco econômico registrará a penalização em março, segundo o Financial Times;
- A apuração da Comissão Europeia que resultou na multa ocorreu por conta de uma reclamação do Spotify feita em 2019.
A apuração da Comissão Europeia que resultou na multa ocorreu por conta de uma reclamação do Spotify feita em 2019. A plataforma de streaming acusou a Apple de forçar alta nos preços por meio de taxas cobradas na App Store, a loja de aplicativos da empresa.
Leia mais:
No entendimento da UE, a Apple usou suas plataformas para criar “condições comerciais injustas” de concorrência em seus domínios. Cinco fontes ouvidas pelo jornal disseram que o bloco econômico anunciará a penalização em março.
Apple vs Epic
A Apple e a desenvolvedora Epic Games travam batalha judicial desde 2020. E a briga ganhou mais um capítulo na sexta-feria (16). O perfil da empresa de jogos anunciou no X (antigo Twitter) que abrirá uma loja de jogos (entre eles, o Fortnite) para iPhone na Europa ainda em 2024.
Respondendo à publicação da Epic Games no X/Twitter, Tim Sweeney, CEO e cofundador da empresa, anunciou que a Apple reestabeleceu a conta de desenvolvedora da Epic, o que permite que ela volte a vender seus produtos, inclusive o Fortnite, para iPhones na Europa.
Fonte: Olhar Digital