As plataformas de apostas superaram a audiência dos dois principais sites de conteúdo adulto visitados pelos brasileiros em 2024, segundo pesquisa divulgada pelo Aposta Legal. De acordo com o levantamento, as plataformas de apostas receberam mais de 6,68 bilhões de visitas ao longo do ano. Já os dois principais sites de conteúdo adulto somaram 743 bilhões de visitas.
O estudo também mostrou que os sites de jogos de azar também superaram a audiência da Globo.com (832,77 bilhões) e estiveram muito acima do número de visitas que atraiu o ChatGPT, mais popular ferramenta de inteligência artificial (217 bilhões).
Para o levantamento foi analisado o tráfego das 100 principais casas de apostas em atuação no Brasil, sejam aquelas que obtiveram o aval da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda para atuar de forma legalizada a partir de outubro ou aquelas que não se legalizaram.
As plataformas de apostas, aliás, viram um crescimento acelerado de audiência a partir do segundo quadrimestre do ano, quando atingiram 2,6 bilhões de visitas, um aumento significativo de 116,6% sobre os primeiros quatro meses do ano, quando a audiência havia sido de 1,2 bilhão. De setembro a dezembro, houve um pequeno aumento para 2,7 bilhões (3,8%).
Legais x ilegais
As empresas de apostas autorizadas a funcionar pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda conquistaram maior credibilidade junto ao público.
Essas plataformas foram responsáveis por 6,61 bilhões (98,9% do total) das visitas. Os sites ilegais atraíram 74,18 milhões de acessos (1,1% do total).
Segundo a pesquisa, dos 100 sites com maior audiência, 68 estão operando de forma legal, enquanto 32 atuam de maneira irregular no Brasil.
Popularidade
Os sites mais populares do universo de apostas têm algo em comum: maciços investimentos em marketing e publicidade.
A liderança pertence ao Bet7k (667 milhões de acesso), patrocinador da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e que recentemente acertou acordo com o Vitória para 2025.
A segunda posição é da Betano (640 milhões), detentora dos naming rights do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil e patrocinadora do Atlético-MG até o final desta temporada. Para o ano que vem, o Galo assinou com a H2bet.
A Betnacional, patrocinadora máster de Paysandu e Remo, que disputarão a Série B do Brasileirão em 2025, ocupa a terceira colocação, com 603 milhões.
A seguir vêm: Esportes da Sorte (476 milhões), Bet365 (461 milhões), EstrelaBet (372 milhões), SuperBet (371 milhões), Brazino777 (317 milhões), 7gamesbet (295 milhões), Sportingbet (259 milhões), Blaze (227 milhões), Betfair (210 milhões), CassinoPix (154 milhões), VaiDeBet (154 milhões) e Vietnam (97 milhões).