A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer de São Paulo decidiu cancelar a corrida de automobilismo da categoria drift que estava marcada para acontecer no dia 9 de março no estádio Ícaro de Castro Melo, dentro do Complexo Constâncio Vaz Guimarães, mais conhecido como Complexo do Ibirapuera.
A decisão aconteceu após críticas de atletas e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) pela utilização do espaço histórico da modalidade para a disputa. Um vídeo de um trator destruindo a pista do Ibirapuera, postado pelo campeão olímpico Joaquim Cruz em sua conta no Instagram, causou comoção e revolta na comunidade do atletismo nas redes sociais.
Nesta quarta-feira (14) houve uma reunião entre membros da diretoria da CBAt e da Federação Paulista de Atletismo com a secretaria de esportes para discutir quais seriam os planos do governo estadual para o espaço. A pista já vinha apresentando problemas há algum tempo e necessitava de reformas.
A última grande competição no espaço havia sido o Troféu Brasil de atletismo, em 2014. No ano seguinte, houve a disputa do Brasileiro sub-15. Desde então, o espaço vinha sendo pouco aproveitado.
Com a destruição da pista do Ibirapuera, o Brasil perdeu seus dois palcos mais históricos do atletismo no mesmo ano em que haverá a disputa da Olimpíada e Paralimpíada de Paris 2024. Anteriormente, a pista do estádio Célio de Barros, no Rio de Janeiro, localizada no Complexo do Maracanã, havia sido desmontada com a promessa de que haveria uma reforma no local, o que nunca ocorreu.
“Confesso que temos uma preocupação enorme, pela estrutura, e principalmente pelo histórico. Quando mudamos a função da pista isso acaba por distanciar o propósito”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
Diante da pressão, a secretaria decidiu cancelar o contrato de locação do espaço para o evento de automobilismo.
“A Pasta reitera seu compromisso com a reforma do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães e destaca que as tratativas para este fim com o Iphan e demais órgãos estaduais estão em andamento. A revitalização da pista de Atletismo é prioridade desse projeto, vez que a modalidade é e continuará sendo protagonista desse equipamento público”, informou a secretaria.
A secretaria também afirmou que irá chamar os membros da CBAt e FPA para integrar o grupo de trabalho que irá cuidar da reforma do complexo esportivo.
Nota oficial
Leia a seguir a íntegra da nota oficial da secretaria:
“A Secretaria de Esportes cancelou o contrato de locação do Estádio Ícaro de Castro Mello para o evento automobilístico previsto para 9 de março. A Pasta reitera seu compromisso com a reforma do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães e destaca que as tratativas para este fim com o Iphan e demais órgãos estaduais estão em andamento. A revitalização da pista de Atletismo é prioridade desse projeto, vez que a modalidade é e continuará sendo protagonista desse equipamento público.
Após reunião realizada nesta quarta-feira (14), a Secretaria convidou a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Federação Paulista de Atletismo (FPA) para integrar o grupo de trabalho responsável pelo projeto de reforma do Complexo.”