Com o objetivo de oferecer proteção adicional contra malwares, phishing, vulnerabilidades diversas e outros tipos de ameaças digitais, o Google finalmente vai ativar seu novo sistema de navegação segura para celulares, o Android Safe Browsing.
Quando habilitada, a solução passa a notificar os usuários em tempo real quando houver detecção de atividades suspeitas, arquivos e links potencialmente maliciosos, além de outras situações que possam comprometer a integridade de alguém no âmbito virtual.
Navegação mais segura
Continua após a publicidade
O Android Safe Browsing roda sob a API SafetyNet Safe Browsing, tecnologia nativa do Google Play Services que permite ao sistema “julgar” se determinado site se trata de uma ameaça catalogada pelo Google. Como mencionado no início, nesses casos, seu celular envia um alerta avisando que aquela URL tem grandes chances de representar algo perigoso.
Além disso, o SafetyNet Safe Browsing oferece outras vantagens para o aparelho e para os aplicativos compatíveis com a API, como economia de bateria e limite de uso de dados a fim de garantir mais privacidade durante a navegação.
O novo recurso pode ser considerado uma espécie de segundo antivírus, prometendo se unir a outras soluções de segurança do celular e garantir camadas extras de proteção contra todo tipo de ameaça existente na web.
Continua após a publicidade
Ativação e onde encontrar o recurso
O Google não se manifestou quanto à ativação global do Android Safe Browsing. No entanto, o modo foi visto em uma versão Beta do Google Play Services no ano passado, levando a crer que a função provavelmente será liberada para o público geral nos próximos dias.
Se você é dono de um celular Samsung Galaxy ou Google Pixel, será possível acessar o Android Safe Browsing seguindo o caminho Configurações > Segurança e privacidade > Mais segurança e privacidade em dispositivos [marca do celular]. Nada foi dito quanto a ativação em outras fabricantes até o dado momento.