Em entrevista à Contigo!, o ex-deputado Alexandre Frota, eleito vereador de Cotia, cidade onde mora em São Paulo, comemora vitória nas urnas
O ator Alexandre Frota foi eleito vereador em Cotia, na Grande São Paulo, nas eleições do último domingo, 6. Concorrendo pelo PDT, o ex-deputado foi o quarto candidato mais bem votado de seu partido: com 2.893 votos. Em entrevista à Contigo!, ele comemora o resultado da corrida eleitoral.
“Não errei em nada, fiz uma campanha linda, colorida organizada e baseada em fatos e verdades. Atingi todos os meus objetivos. Fui eleito, ajudei a eleger o (Welington) Formiga como prefeito (de Cotia); por tanto vencemos a máquina. E ainda tirei do caminho um candidato que escolhi como alvo. Deu tudo certo e com detalhe: sem comprar um voto. Sou contra boca de urna e compra de votos. Frota está de volta, muito melhor e mais maduro”, destaca o ex-deputado.
Entre 2019 e 2023, Frota foi deputado federal por São Paulo, pelo Partido Social Liberal (PSL). Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, ele é morador de um bairro nobre em Cotia, chamado Granja Viana.
Antigo apoiador de Jair Bolsonaro, o político rompeu com o ex-presidente ainda durante o mandato presidencial iniciado em 2018. Na última eleição, em 2022, tentou se candidatar a deputado estadual pelo PSDB, mas não conseguiu: teve pouco mais de 24 mil votos.
CARREIRA NA TELEVISÃO
Antes de iniciar à cena política, Alexandre Frota teve uma carreira marcante na televisão. Sua estreia na telinha foi em 1984, na novela Livre para Voar, da TV Globo. Mas o grande destaque mesmo aconteceu três anos depois, quando integrou o elenco de Sassaricando, em que deu vida a Apolo. Alçado ao posto de galã, ele foi o par romântico de Claudia Raia, que interpretava a feirava Tancinha. O relacionamento dos personagens foi para a vida real.
Na mesma emissora, Frota também integrou o elenco de Roque Santeiro (1985), Top Model (1989), Perigosas Peruas (1992), além de participações em Sai de Baixo e Você Decide. Nesta fase da carreira, passou também por outras emissoras, como a TV Manchete, em 1988, e a Record, em 1997, para atuar em minisséries e outros folhetins.
Em 2001, integrou o elenco da Casa dos Artistas, reality show do SBT que fez história. Sétimo eliminado, ele terminou em 5º lugar na competição que consagrou Bárbara Paz a campeã. Na sequência, integrou o elenco de Marisol, em um dos principais papéis, o do vilão Mário. E nos anos seguintes fez participações em programas de humor da emissora de Silvio Santos (1930-2024).