Estrelado por Dakota Johnson, o longa não foi o único filme de super herói que fracassou nas telonas e decepcionou crítica e público; confira filmes e saiba onde assistir cada uma delas O filme Madame Teia, o mais novo lançamento do Universo Homem-Aranha da Sony, estreou no último dia 15 de fevereiro e já é considerado a primeira pior estreia do ano. O longa estrelado por Dakota Johnson (Cinquenta Tons de Cinza), Sydney Sweeney (Euphoria) e Tahar Rahim (Napoleão), e com direção de S. J. Clarkson (Succession), conseguiu render apenas US$ 77 milhões em bilheteria (R$ 383 milhões, em conversão atual do dólar), além da baixíssima aprovação de 12% no Rotten Tomatoes.
Porém, Madame Teia não é o primeiro filme do gênero a fracassar comercialmente e ter retornos baixíssimos tanto de crítica quanto de público. Junto com a produção da Sony, há uma vasta lista de títulos que foram derrotados pelos vilões da baixa bilheteria e resenhas negativas. Da Marvel à DC Comics, confira os 15 piores lançamentos de longas de super-herói disponíveis no streaming, em plataformas como Amazon Prime Video, Disney+ e HBO Max.
🎬 Veja 15 filmes de lobisomem bons que você precisa dar uma chance
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Morbius obteve péssimas críticas vindas do público e imprensa durante seu lançamento
Reprodução/IMDb
📝 Onde assistir ao filme The Assault? Veja no Fórum do TechTudo
1. As Tartarugas Ninja (2014)
Depois da franquia de filmes e séries nos anos 1980 e 1990, o cineasta Michael Bay (Transformers) trouxe de volta as Tartarugas Ninja na realidade do CGI, deixando de lado as tradicionais fantasias de espuma utilizada em produções anteriores. Na nova versão, o quarteto é interpretado por Johnny Knoxville (Jackass), Jeremy Howard (Ela e os Caras), Alan Ritchson (Reacher) e Noel Fisher (Shamelees), além das participações de Megan Fox (Mercenários 4) e Tony Shalhoub (Monk).
No novo enredo, os guerreiros mutantes Leonardo (Knoxville), Donatello (Howard), Rafael (Ritchson) e Michelangelo (Fisher) contam com a ajuda da repórter April O’Neal (Fox) para acabar com os planos de um grupo criminoso chamado Clã do Pé. Apesar da modernização dos personagens e de ter se saído bem nas bilheterias, o roteiro rendeu ao longa notas ruins entre crítica e público, como é o caso dos 21% no Rotten Tomatoes e da nota 5,8 no IMDb.
Primeiro filme das tartarugas mutantes feitas em CGI não agradou público e crítica
Reprodução/JustWatch
2. X-Men: Fênix Negra (2019)
Tal como uma fênix, do filme solo da heroína psíquica dos X-Men só restaram as cinzas. X-Men: Fênix Negra foi a tentativa da 20th Century Fox (antes da aquisição pela Disney) de emplacar novos filmes dos alunos de Charles Xavier. No entanto, o trabalho protagonizado por Sophie Turner (Game of Thrones), James McAvoy (Fragmentado), Michael Fassbender (O Assassino) e Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes) fracassou entre a crítica e a bilheteria, resultando na interrupção da franquia.
Disponível no Disney+, o longa mostra como Jean Grey (Turner) perdeu o controle de suas habilidades após ser atingida por uma misteriosa força cósmica, se transformando assim na Fênix Negra, um alter-ego poderoso e destrutivo. Sua mudança faz com que os demais X-Men, outrora seus amigos, batalhem contra a mutante para que ela retome a consciência. No Rotten Tomatoes, onde a aprovação é de 22%, é dito que X-Men: Fênix Negra encerrou a era dos mutantes nos cinemas com “resultados profundamente decepcionantes”. No IMDb, a nota do público é de 5,7 de 10.
Filme solo da anti-heroína mutante passou batido entre os fãs de X-Men
Reprodução/IMDb
3. Esquadrão Suicida (2016)
Considerado uma decepção entre os fãs da DC, Esquadrão Suicida frustrou aqueles que esperavam uma obra frenética a partir do que havia sido mostrado no trailer. Disponível no HBO Max, o trabalho do diretor David Ayer (Sabotagem) não convenceu o público e a crítica mesmo tendo Will Smith (Emancipation), Margot Robbie (Barbie), Jared Leto (Morbius) e Viola Davis (A Mulher Rei) no elenco. Foi preciso que James Gunn, atualmente CEO da DC Studios, recuperasse o prestígio do bando com O Esquadrão Suicida (2021).
Uma organização secreta do governo americano, liderada por Amanda Waller (Davis), reúne um grupo de criminosos com habilidades distintas para realizar missões arriscadas e com alto risco de morte. A primeira tarefa da equipe é conter uma feiticeira chamada Magia (Cara Delevingne), uma vilã que pode arruinar o país inteiro. Descrito no RT como um filme de “enredo confuso, personagens mal escritos e direção instável”, o longa obteve apenas 26% de aprovação, além de nota 5,9 no IMDb.
A “Liga da Justiça do mal” não convenceu o público e precisou ser refeito por James Gunn
Reprodução/JustWatch
4. Lanterna Verde (2011)
Antes de Deadpool, Ryan Reynolds já havia passeado pelo cinema de heróis atuando em filmes como Blade Trinity (2004) e X-Men Origens: Wolverine (2009). Mas foi em Lanterna Verde onde o astro teve seu primeiro fracasso em um papel solo (tanto que o arrependimento de Reynolds com o filme virou piada em Deadpool 2). Exclusivo do HBO Max, o longa ainda tem no elenco Blake Lively (Gossip Girl), Peter Sarsgaard (A Órfã) e Mark Strong (Cruella), além de Martin Campbell (007: Cassino Royale) na direção.
A Tropa dos Lanternas Verdes, entidade galática mantida para preservar a segurança em todo o universo, recruta o piloto de testes Hal Jordan (Reynolds), seu primeiro terráqueo. Quando recebe um Anel de Poder, fonte da energia dos Lanternas Verdes, cabe ao novo recruta mostrar que os humanos são capazes de pertencer ao grupo. Para justificar os 25% de aprovação, o RT declarou que a obra “desperdiça décadas de mitologia dos quadrinhos” em um roteiro fraco. No IMDb, a nota é de 5,5.
Lanterna Verde se saiu tão ruim nos cinemas que seu fracasso virou uma piada em Deadpool 2
Reprodução/JustWatch
5. Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (2011)
Nicolas Cage até que havia se saído na média com o primeiro longa de Motoqueiro Fantasma (2007), mas a sequência do anti-herói infernal da Marvel passou batida nos cinemas. Com direção da dupla Mark Neveldine e Brian Taylor (Adrenalina), Espírito de Vingança ainda tem no elenco Ciarán Hinds (Liga da Justiça), Idris Elba (Sequestro no Ar) e Violante Placido (Um Homem Misterioso). Quem não lembra da continuação, pode conferi-la no Amazon Prime Video.
O motoqueiro Johnny Blaze (Cage) está escondido na Europa Ocidental na tentativa de se isolar com sua maldição. Até que ele conhece um padre chamado Moreau (Elba), que solicita os serviços de Blaze para resgatar um garoto que é o filho de Satanás (Hinds). Mesmo arriscada, a tarefa pode ser a redenção do motoqueiro. Além da baixíssima bilheteria, Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança obteve nota 4,9 no IMDb e 19% no RT, sob a justificativa de ser uma obra “definitivamente trash”.
Segundo filme do anti-herói infernal se saiu ainda pior que o primeiro longa
Reprodução/IMDb
6. Spawn – O Soldado do Inferno (1997)
Saindo da dualidade Marvel/DC, é hora de falar do live action de Spawn, principal personagem da editora Image Comics. O soldado do inferno estreou nos cinemas em uma obra hoje considerada “datada” entre o público devido ao CGI primário usado no longa. Michael Jai White (Lutador de Rua), John Leguizamo (Noite Infeliz), Martin Sheen (Os Infiltrados) e Theresa Randle (Os Bad Boys) estão nesta adaptação do diretor Mark A.Z. Dippe (Marmaduke), que pode ser vista no HBO Max.
Al Simmons (White) é um mercenário de elite que foi traído e morto por seu chefe, Jason Wynn (Sheen). Devido aos crimes que cometeu, ele vai parar no inferno, onde recebe a proposta do próprio Lúcifer de retornar à Terra para comandar um exército demoníaco. Simmons aceita o trato e retorna como Spawn; porém, o que ele deseja é apenas se vingar de Wynn. No IMDb, o título recebeu nota 5,2, enquanto no RT a aprovação foi de apenas 17%, sendo julgado como um filme “demasiado violento e prepotente”.
Desempenho de Spawn nos cinemas enterrou as possibilidades de um novo filme
Reprodução/JustWatch
7. Morbius (2022)
Até a chegada de Madame Teia nos cinemas, Morbius ocupava a posição de pior filme do universo de vilões da Sony. O arqui-inimigo vampiresco do Homem-Aranha chegou às telonas sendo interpretado por Jared Leto (Clube da Luta) e com Daniel Espinosa (Vida) na direção. Os demais nomes do cast são Matt Smith (A Casa do Dragão), Adria Arjona (Andor), Jared Harris (Chernobyl) e Tyrese Gibson (franquia Velozes e Furiosos). O longa pode ser visto no Prime Video.
O cientista Michael Morbius (Leto) é portador de um raro distúrbio sanguíneo. Buscando uma cura para sua condição, ele cria um soro feito à base de DNA de morcegos que lhe transformou em uma criatura vampiresca indestrutível. No entanto, seu amigo Milo, que também sofre de uma doença similar, fará de tudo para obter os mesmos poderes. Avaliado negativamente no IMDb, com (5,2) e Rotten, (15% ), Morbius foi, segundo o RT, “amaldiçoado por efeitos especiais pouco inspirados, atuações sofríveis e um enredo sem sentido”.
Michael Morbius (Leto) adquire habilidades incomuns após testar em si uma fórmula obtida com DNA de morcegos
Reprodução/JustWatch
8. Jonah Hex: Caçador de Recompensas (2010)
Muitos lembram de Josh Brolin na Marvel interpretando Thanos na franquia Vingadores e Cable em Deadpool 2. Mas antes dessas produções o astro havia estrelado Jonah Hex: Caçador de Recompensas, filme baseado no pistoleiro fora da lei da DC Comics e que está no catálogo do HBO Max. O live action do diretor Jimmy Hayward (Horton e o Mundo dos Quem) ainda é estrelado por John Malkovich (Bird Box), Megan Fox e Michael Fassbender.
Jonah Hex (Brolin) é um pistoleiro do velho oeste que tem uma habilidade sobrenatural: ele consegue rastrear qualquer pessoa ou coisa. Seus poderes chamam atenção do governo, que propõe anular todas as acusações de Hex se ele conseguir capturar um outro criminoso chamado Quentin Turnbull (Malkovich), antigo rival do pistoleiro. Na visão do RT, que deu 15% ao filme, nem a “atuação certeira” de Josh Brolin impede que o protagonista seja desfocado na trama. No IMDb, a nota é 4,7.
Antes de encarnar o vilão Thanos na franquia Vingadores, Josh Brolin protagonizou o western Jonnah Hex, baseado na franquia de quadrinhos de mesmo nome da DC Comics
Reprodução/JustWatch
9. Howard, o Super-Herói (1985)
Esse é um exemplo de filme mal avaliado tanto pelo público e crítica na época de lançamento, mas que hoje se tornou cultuado entre os amantes de filmes. Howard, o Super-Herói adapta as aventuras do pato antropomórfico da Marvel que dá nome ao filme (curiosamente, o longa só está disponível para aluguel no Prime Video e Apple TV+, e não no Disney+). Lea Thompson (De Volta para o Futuro), Tim Robbins (Silo) e Jeffrey Jones (Amadeus) estão no elenco desta obra de Willard Huyck (Loucuras de Verão).
O pato alienígena Howard é catapultado de seu planeta natal para a Terra, onde ele salva uma cantora de bar chamada Beverly Switzler (Thompson) de bandidos. A moça apresenta Howard a Phil Blumburtt (Robbins), um cientista que pode levar o pato para casa. Porém, o grupo é impedido pelo chefe de Phil, Dr. Walter Jenning (Jones), que quer usar Howard em experimentos letais. Vencedor de quatro Framboesas de Ouro em 1986, o filme tem 13% no Rotten e nota 4,7 no IMDb.
De tão ruim, Howard, O Super-Herói acabou se tornando um clássico cult entre os amantes de filmes B
Reprodução/JustWatch
10. Aço (1997)
Aço é um herói da DC pouco lembrado nos quadrinhos, o que favoreceu seu apagamento também nos cinemas. Vindo do universo do Superman, o personagem foi interpretado pelo astro do basquete Shaquille O’Neal em um longa dirigido por Kenneth Johnson (A Mulher Biônica). Junto com o atleta estão no elenco Annabeth Gish (Nixon), Judd Nelson (Clube dos Cinco) e Richard Roundtree (Shaft). Aço está disponível para aluguel no Prime Video por R$ 7,90.
John Henry Irons (O’Neal) é um cientista militar que foi expulso do exército após uma tragédia envolvendo um de seus experimentos bélicos. Quando ele descobre que Nathaniel Burke (Nelson), um ex-colega de farda, está traficando suas armas para chefões do crime, resta a Irons criar um uniforme especial para combater não só Burke, mas também a violência nas ruas. A história piegas e as péssimas atuações fizeram com que Aço obtivesse 8% de aprovação no Rotten e nota 3 no IMDb.
O astro do basquete Shaquille O’Neal interpretou uma nova versão do herói da DC Aço nos cinemas
Reprodução/IMDb
11. Elektra (2005)
Spin-off do filme Demolidor: O Homem Sem Medo (2003), Elektra surgiu durante a safra de filmes de super-heróis no começo da década de 2000. A guerreira mercenária da Marvel foi interpretada por Jennifer Garner (De Repente 30), que esteve ao lado de Terence Stamp (Priscilla, a Rainha do Deserto), Kirsten Zien (Kyle XY), Goran Visnjic (Spartacus) e o brasileiro Edson T. Ribeiro. O longa dirigido por Rob Bowman (Arquivo X: O Filme) integra o catálogo do Star+.
Elektra (Garner) é uma assassina de aluguel que atua a serviço de uma organização criminosa conhecida como A Mão. Ela não costuma desobedecer as ordens de seus superiores, mas quando A Mão ordena que ela mate Mark Miller (Visnjic) e sua filha, Abby (Kirsten Prout), Elektra tem uma crise de consciência e decide proteger seus alvos. Com um enredo “fora do tom e pouco envolvente”, na visão da crítica, o filme obteve 11% no Rotten Tomatoes e nota 4,7 no IMDb.
A atriz Jennifer Garner retornará no papel de Elektra no terceiro filme de Deadpool, de acordo com o site Hollywood Reporter
Reprodução/IMDb
12. Superman 4 – Em Busca da Paz (1987)
Após uma estreia icônica em 1977 e uma sequência de sucesso em 1980, a franquia Superman deu os primeiros sinais de desgaste em 1983, com o lançamento do terceiro filme. Mas foi em Superman 4 – Em Busca da Paz que o Homem de Aço perdeu de vez o embalo nas telonas. O último filme com Christopher Reeve (Em Algum Lugar do Passado) no papel principal está no HBO Max. Gene Hackman (Os Imperdoáveis), Margot Kidder (Noite do Terror) e Mark Pillow (Alaska Kid) participam da obra.
Preocupado com os rumos da Guerra Fria, Superman decide pôr um fim nas armas nucleares de todo o mundo. Mas seu principal inimigo, Lex Luthor (Hackman), foge da prisão e usa um material genético do Homem de Aço para criar um clone superpoderoso nomeado de Homem-Nuclear (Pillow). A rejeição do público com a ação pouco atraente e efeitos especiais de baixo orçamento fizeram com que o kriptoniano ficasse na geladeira de Hollywood até 2006, ano de lançamento de Superman – O Retorno. As médias são de 3,7 no IMDb e 10% no RT.
O quarto filme do herói Superman sofreu com cortes de orçamento e roteiro pouco desenvolvido
Reprodução/IMDb
13. Quarteto Fantástico (2015)
Oito anos após o lançamento de Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007), a 20th Century Fox decidiu reiniciar a franquia da família de heróis da Marvel, contando com um elenco mais jovem. O novo filme teve Josh Trank (Poder Sem Limites) na direção e Miles Teller (Top Gun: Maverick), Kate Mara (Perdido em Marte), Michael B. Jordan (Creed: Nascido para Lutar) e Jamie Bell (Rocketman) no elenco. O reboot está disponível no Disney+.
Os jovens astronautas Reed Richards (Teller), Ben Grimm (Bell) e Sue (Mara) e Johnny Storm (Jordan) estão em uma missão espacial quando de repente são transportados para um universo alternativo. Esse acontecimento faz com que o quarteto ganhe superpoderes. Agora, eles devem unir forças para combater os planos malignos do vilão Victor Von Doom (Toby Kebbell). Comparado aos filmes anteriores, o reboot foi considerado “monótono e desanimador” pela crítica, que gerou 9% no RT, além da nota 4,3 no IMDb.
A nova versão do Quarteto Fantástico teve um desempenho inexpressivo nos cinemas
Reprodução/JustWatch
14. Batman & Robin (1997)
Mais do que um filme de super-herói ruim, Batman & Robin se tornou também uma das obras mais galhofas do cinema como um todo. A visão do diretor Joel Schumacher (Um Dia de Fúria) a respeito do Homem Morcego estava mais próxima da satírica série de TV dos anos 1960 do que as HQs sombrias da DC Comics. Participam os astros George Clooney (Onze Homens e Um Segredo), Arnold Schwarzenegger (FUBAR), Uma Thurman (Kill Bill), Alicia Silverstone (O Chalé), e mais.
Disponível no HBO Max, o filme foca na vigilância de Batman (Clooney) e Robin (Chris O’Donnel) contra o crime em Gotham. O problema é que três grandes vilões passaram a aterrorizar a cidade: Hera Venenosa (Thurman), seu ajudante Bane (Jeep Swenson) e o gélido Mr. Freeze (Schwarzenegger). Para dar conta do trio, a dupla conta com a ajuda da Batgirl (Silverstone). Mesmo com 11% no Rotten e nota 3,8 no IMDb, o título pode agradar aqueles que curtem uma breguice divertida.
Na visão do público e crítica, a cafonice de Batman & Robin foi comparada à série dos anos 1960
Reprodução/IMDb
15. Mulher-Gato (2004)
Halle Berry mal tinha ganhado um Oscar de Melhor Atriz por A Última Ceia (2001) e já havia aceitado ser a nova Mulher-Gato nos cinemas. Entretanto, após o lançamento do live action nas telonas, Berry recebeu, ao invés de uma estatueta da Academia, um Framboesa de Ouro de Pior Atriz por sua atuação. Neste trabalho do diretor francês Pitof (Alien: A Ressurreição), estão no elenco Sharon Stone (Instinto Selvagem), Frances Conroy (A Sete Palmos), Benjamin Bratt (Miss Simpatia), e mais,
O longa está no catálogo do HBO Max. A designer gráfica Patience Philips (Berry) é uma mulher extremamente tímida que, um dia, descobre um plano obscuro do seu chefe. O empresário mata Philips, que ressuscita graças a um gato egípcio que lhe dá poderes de um felino. Com as novas habilidades, Patience buscará sua vingança. Os sinais do que foi o fracasso de Mulher-Gato no cinema estão na aprovação de 8% no Rotten Tomatoes e na nota de 3,4 no IMDb.
Primeiro filme solo da ladra inimiga de Batman teve Halle Berry no papel principal
Reprodução/IMDb
Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes
🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
Mais do TechTudo
Initial plugin text










