Chegou aquele momento em que é praticamente obrigatório as marcas ativarem seus patrocínios para fortalecer o vínculo com o torneio (ou clube) adquirido.
Estamos chegando na fase do ano em que os campeonatos afunilam e a atenção do espectador aumenta ainda mais para acompanhar as fases finais das principais competições de futebol do Brasil e do continente.
Copa Libertadores e Copa Sul-Americana chegam à reta final com clubes brasileiros buscando a Glória Eterna. Aqui, no Brasil, já temos a final da Copa do Brasil definida entre Atlético-MG e Flamengo, e, claro, ainda teremos as oito rodadas finais do tão disputado Campeonato Brasileiro.
Ou seja, queira você ou não, a atenção ao futebol no mês de novembro e início de dezembro será gigantesca.
Agora é a hora das marcas que adquiriram os direitos comerciais dessas competições mostrarem sua grandeza, sua identidade e principalmente sua criatividade ao ativarem os respectivos campeonatos que patrocinam.
Sempre defendi que de nada adianta investir milhões em produtos esportivos e não maximizar esse ativo adquirido. Seja um campeonato, um clube, um evento ou até mesmo um influenciador. Agora é a hora de colocar a famosa verba de marketing para fora.
E sempre fico na expectativa de ver grandes campanhas, vídeos virais, ídolos sendo ativados, justamente para que as empresas/agências consigam emplacar grandes cases com iniciativas por meio do esporte.
Aqui, na Alob Sports, somos privilegiados de termos clientes como Betano e Assaí Atacadista. Duas empresas que sabem a importância de ativar patrocínios e que já vêm fazendo isso ao longo de todo o ano.
Para se ter uma ideia, só com Betano no último sábado (19), no jogo Vasco x Atlético-MG, estávamos com quatro ações diferentes rolando em apenas um jogo.
Qual marca faz isso?
Agora, com o Atlético-MG na final, já estamos com a cabeça pensando em como maximizar a marca junto a essa tão sonhada conquista.
Além do fato da marca ter os naming rights da competição.
Já com Assaí, em todas as fases da Copa do Brasil, estivemos presentes com a série “Comidas de Estádio”, liderada pelo influenciador Negrete.
Marcas que ativam toda a temporada certamente se farão presentes nessa reta final. Mas esse texto aqui vai para empresas que possuem patrocínio a um torneio (ou a um clube) e que ainda não despertaram para a importância de ativar.
E não estou falando de hospitalidade. Convidar clientes ou parceiros para o jogo é muito pouco perto das oportunidades que as empresas têm.
Ainda sim, sei que tem empresa que mal consegue gerir a missão de convidar, entregar e cuidar da logística e da parte operacional dos ingressos. É sério!
Estou falando de pensar fora da caixa e tangibilizar a sua empresa de forma criativa. Fazer jus ao investimento feito em determinado torneio ou clube.
Agora é a hora! Que comecem as ativações!
Bernardo Pontes, executivo de marketing com passagens por clubes como Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo, é sócio da Alob Sports, agência de marketing esportivo especializada em intermediação e ativação no esporte, que conecta atletas e personalidades esportivas a marcas, e escreve mensalmente na Máquina do Esporte