A AFA (federação argentina de futebol) alegou quebra de contrato e decidiu rescindir o contrato que tinha com a ESPN pelos direitos de transmissão da Supercopa local. A entidade divulgou nesta sexta-feira (15) um comunicado comunicando a decisão, dois dias depois da final deste ano, na qual o River Plate venceu o Estudiantes de virada por 2 a 1. O acordo assinado com o Grupo Disney previa a transmissão do torneio até 2030.
Na quinta-feira (14), a AFA havia denunciado uma “clara violação do contrato” após a emissora optar por exibir a partida exclusivamente no Star+, sua plataforma de streaming. Segundo a federação, o acordo era que o jogo também tivesse transmissão na TV fechada, o que não ocorreu.
A polêmica em torno da transmissão do jogo, que opõe o campeão argentino (River Plate) e o vencedor da Copa Argentina (Estudiantes), começou dias antes do jogo. A ESPN havia anunciado que a partida seria exibida exclusivamente no Star+.
No entanto, na terça-feira (12), a Torneos (detentora dos direitos de mídia da competição) se pronunciou sobre o tema dizendo que o acordo com a ESPN previa a transmissão também na TV por assinatura, o que não aconteceu.
Durante a partida, torcedores reclamaram de falhas técnicas na transmissão: houve momentos em que o sinal ficou turvo ou caiu. Também houve queixas sobre o delay das imagens do jogo.
Comunicado oficial
Veja a seguir a íntegra da nota divulgada pela AFA:
“A Federação Argentina de Futebol informa que a transmissão da partida final da Supercopa disputada entre os clubes River Plate e Estudiantes de La Plata realizada exclusivamente através da plataforma Star+ constitui clara violação do acordo de organização e exploração do torneio. Assinado com a empresa Torneos y Competencias S.A.
Nesse sentido, e diante das publicações jornalísticas surgidas nos dias anteriores ao evento, em 11 de março de 2024, a referida firma foi formalmente notificada para arbitrar os meios para uma distribuição adequada da partida, sob advertência em caso de não conformidade, de serem tomadas medidas legais.
A Supercopa é uma final pertencente a um torneio oficial da AFA. Nenhuma competição de futebol argentino foi transmitida única e exclusivamente em plataformas como o Star+, em detrimento da distribuição em sinais de TV linear, com os prejuízos que essa decisão traz para telespectadores, espectadores, clubes participantes, patrocinadores e até mesmo para a própria associação.
Por isso, a informação foi submetida à Gerência Jurídica da AFA com o objetivo de avaliar as ações correspondentes para defender os direitos da Câmara e do futebol argentino em sua totalidade”.