Antes do início da Copa América e da Eurocopa, a Adidas apresentou a nova coleção dos uniformes de 12 seleções, de ambos os continentes, que são patrocinadas pela marca, para as disputas que acontecerão entre junho e julho.
Alemanha, Bélgica, Escócia, Espanha, Hungria, Itália e País de Gales estreiam designs dos uniformes 1 e 2, que pretendem unir torcedores e jogadores em torno de suas tradições e identidade no futebol enquanto as equipes competem na Euro 2024.
Os uniformes das seleções latino-americanas, de Argentina, México, Peru, Chile e Colômbia se somaram às camisas da Venezuela, que já estavam disponíveis desde o final de fevereiro.
Segundo a Adidas, os designs de cada uma das camisas das seleções tem o objetivo de inspirar um sentimento de orgulho e pertencimento por meio do uso de referências visuais e emblemas nacionais.
“A camisa nacional é o símbolo visual que une uma nação inteira em torno de uma equipe que busca criar memórias que duram a vida toda. Nesse sentido, a camisa representa muito mais do que o futebol: representa a união, a paixão que nos conecta e a identidade nacional que é celebrada durante um torneio internacional”, diz Sam Handy, vice-presidente de produto e design da Adidas.
Todos os produtos estão disponíveis a partir desta quinta-feira (14), no site da Adidas e lojas de varejo selecionadas.
Europeus
De acordo com a Adidas, as camisas apresentam a aplicação renovada de cores nacionais e o uso de tons mais marcantes, como nos detalhes tricolores nas camisas da Itália. No uniforme da Alemanha, foi usado um esquema de cores dinâmico e, no escudo, incorporado a águia que aparece na bandeira do país.
O primeiro uniforme da Escócia apresenta uma interpretação do tartan (padrão quadriculado de estampas utilizado frequentemente em kilts, indumentária típica do país), enquanto os kits da Espanha são adornados por padrões representativos de flores de cravo.
Além de fornecer as camisas de sete seleções europeias, através da sua parceria de décadas com a Uefa, a Adidas também fornecerá a bola oficial da Euro 2024, a chamada Fussballliebe, que apresenta a tecnologia Connected Ball pela primeira vez na principal competição europeia.
América Latina
Nas Américas, em cada uma das camisas são explorados diferentes detalhes, como a nova aplicação de cores nacionais e a exploração de novas tonalidades, como na camisa visitante do Chile, que apresenta uma base de cor branca.
As camisas 1 e 2 do México são decoradas com as padronagens do estilo de pintura folclórica, enquanto o uniforme da Colômbia apresenta novos símbolos, como uma fênix.
Desenvolvidas para desempenho e para apoiar os jogadores em momentos de alta pressão, todas as camisas são leves e foram criadas em colaboração direta com cada seleção.
Cada uniforme é otimizado para manter os jogadores confortáveis e contém materiais antitranspirantes ou absorventes que mantêm a sensação de pele seca. Emblemas mais leves e painéis adicionais em malha elástica também foram aplicados, visando melhorar o fluxo de ar e aumentar o conforto.