Guichê ”60+”, voltado ao público maior de 60 anos, com tratamento humanizado nas agências do Detran já atendeu mais de 300 idosos, em Campo Grande e Dourados.
O Governo de MS celebrou o feito. Foi destacado que o modelo de atendimento a esse público preza mais pela qualidade que quantidade. Foram exatamente 277 serviços nos 10 primeiros dias de atuação.
Ainda segundo divulgado, a Agência Híbrida de Dourados, primeira a ofertar o atendimento exclusivo e personalizado para idosos, registrou 108 atendimentos no Guichê 60+ entre os dias 3 a 18 de outubro. Por lá, são muitas histórias, entre elas o dia em que o espaço virou “sala de aula”, conta a gerente Elizangela Ximenes.
”Nessa semana o Guichê 60+ virou uma sala de aula. Tinham 3 para baixar o aplicativo e ter o documento do veículo no celular. A Evelyn atendeu os três juntos. Eles conversaram, fizeram amizade e acharam o máximo. O mais legal, é que olhavam para a servidora e falavam: olha o que eu sei fazer? Mostrando para ela como visualizar o documento. Comprovando que tinham aprendido o que ela tinha acabado de ensinar. Isso é gratificante”, compartilha.
Na Capital, o Guichê 60+ está disponível na Agência do Shopping Campo Grande desde o dia 7 de outubro. Em nove dias do novo serviço, já foram atendidas 169 pessoas. Além do atendimento exclusivo e empático, o Guichê 60+ permite que o idoso registre suas impressões para os colaboradores do Detran-MS.
Elogios
Tamie Nadielli, uma das gerentes da Agência do Shopping Campo Grande, relata que os elogios têm sido constantes.
”’Na quinta-feira, atendemos um casal, e eles falaram que esse atendimento foi a melhor coisa que o Detran já fez para eles (os idosos). Atendimento rápido, não precisa agendar. E ela disse também que o atendimento da servidora foi extremamente ágil, de uma simpatia e educação. Explicando tudo direitinho com uma paciência, que eles necessitam”, conta.
Foi dito também que os Guichês 60+ são uma inovação do Detran-MS e abrange os pilares digital e inclusivo da gestão do governador Eduardo Riedel, além da busca por oferecer melhores serviços à população.
Na avaliação do Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a medida que a população envelhece, é essencial que os serviços públicos se adaptem às necessidades específicas desse público.
“O Detran-MS avançou muito em tecnologia, e agora estamos focando também nas melhorias que podem impactar positivamente na vida do cidadão. O Guichê 60+ fortalece a inclusão e a valorização dos idosos na sociedade. Contribuiu para um envelhecimento mais ativo e saudável, promovendo uma convivência respeitosa entre as gerações”, destaca.
Na ultima sexta-feira (18), a iniciativa chamou atenção da Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, que esteve na Agência do Shopping Campo Grande para fazer a renovação da sua CNH. Na oportunidade, disse que ficou encantada com o atendimento e o espaço que foi todo reformado e elogiou o atendimento exclusivo para os 60+.
“Saber que a população de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é tão bem atendida quando vem aqui, ou ter a primeira vez a sua carteira de habilitação ou renovar a sua carteira, me deixa muito feliz. Mas sabe o que fiquei mais interessada, pois logo logo vou precisar disso aqui, olha aqui, agora tem um atendimento exclusivo para quem tem mais de 60 anos. Para vocês que são um pouquinho mais velhos como eu, que estou chegando lá, não perderem a oportunidade. A gente pode dirigir até o momento que os médicos especialistas nos permitem. Então é isso, Mato Grosso do Sul muito bem governado pelo nosso governador, Eduardo Riedel, fazendo o que há de melhor para garantir dignidade e um bom atendimento a vocês sul-mato-grossenses”, afirmou.
Outros benefícios público 60+
Em Mato Grosso do Sul as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos de idade terão cobrança proporcional das taxas relativas aos serviços de emissão, reemisão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em relação ao prazo de validade do documento.
Os descontos se baseiam na tabela anexa à Lei Estadual n° 4.282, de 14 de dezembro de 2012 que estabelece valores das taxas da tabela de serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), levando em conta a validade da CNH expedida.
”A partir de 60 anos, em que a validade da CNH é de cinco anos, o valor é de 50% da guia, e a partir de 70 anos, em que a validade é de três anos, o valor é de 30% da guia”, explica o Diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira.
A última atualização é de 25 de maio de 2021, por meio do Decreto Estadual n° 15.686, que acompanhou as modificações ocorridas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e ampliou os prazos de validade da CNH por meio da Lei Federal n° 14.071 de 13 de outubro de 2020.