SUDOESTE MS

A Ministra Centurión verificou o andamento da Rota Bioceânica e a localização da futura ponte com a Argentina.

A Ministra de Obras Públicas e Comunicações, Engenheira Claudia Centurión, e sua equipe técnica realizaram hoje uma visita de verificação a Rota Bioceânica, um dos projetos rodoviários mais estratégicos para o país. A visita incluiu inspeções na área de Infante Rivarola, na fronteira com a Bolívia, e Pozo Hondo, na fronteira com a Argentina.

Foto: Mopc-PY divulgação

Durante a visita, Centurión enfatizou que as obras estão progredindo de forma constante graças aos esforços colaborativos dos empreiteiros, técnicos e engenheiros da MOPC, que garantem o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Três trechos do corredor estão localizados no Paraguai: o primeiro, já concluído, conecta a fronteira com o Brasil (Carmelo Peralta a Loma Plata); o Trecho 2 abrange a rota entre D093 e PY09, bem como pontos de acesso em Loma Plata e Mariscal Estigarribia; e o Trecho 3 está localizado na Rota PY15, de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo. Os quatro lotes do Trecho 3 têm uma taxa média de conclusão de 20%.

Foto: Mopc-PY divulgação

A ministra enfatizou que o Corredor Bioceânico é um passo fundamental para transformar o Paraguai em um centro logístico regional. “Este corredor nos posicionará como o verdadeiro polo logístico da região, abrangendo os oceanos Atlântico e Pacífico, e abrindo uma nova porta e mais oportunidades para o Paraguai”, afirmou.

Visita ao local da futura ponte

Como parte da visita, a delegação também visitou a região de Pozo Hondo, no Chaco paraguaio, onde está prevista a construção da segunda ponte ligando o Paraguai à Argentina, perto da Missão La Paz.

Foto: Mopc-PY divulgação

A ministra foi acompanhada por autoridades locais, engenheiros do MOPC e representantes do departamento de fiscalização e da construtora, que inspecionaram a área e os aspectos técnicos do projeto.

Sobre essa futura infraestrutura, Centurión declarou: “Estamos revisando todos os detalhes de como o projeto será abordado em Pozo Hondo, garantindo o desenvolvimento urbano e projetando como será o futuro corredor na prática, definindo as principais ações e o futuro do nosso país através da Rota Bioceânica.”

Imagem: Mopc-PY divulgação

O estudo que embasará o projeto de engenharia final está em andamento. Uma vez concluído, será apresentado ao governo argentino para dar continuidade à sua implementação, após os anúncios feitos pelos presidentes Santiago Peña e Javier Milei.

Sair da versão mobile