Muitas pessoas reclamam que a bateria do celular não dura nem 24 horas, mesmo quando elas não utilizam o aparelho com frequência. A culpa disso pode não estar apenas na forma de utilização, mas em funções ocultas que sugam a energia do dispositivo ao longo do dia.
São funcionalidades inúteis que, após serem desativadas, aumentam a durabilidade da carga do celular. E para quem trabalha o dia todo utilizando o dispositivo, a bateria é algo bastante valioso, não é mesmo? A falta dela atrapalha na produtividade e na comunicação com outras pessoas.
Felizmente, o que nem todo mundo sabe é que existe um jeito fácil e prático de como fazer a bateria do celular durar mais. A recomendação é que você desative certas funções, muitas vezes inúteis, que consomem muita energia, para melhorar o desempenho.
3 funções inúteis do celular que estão sugando a bateria
Confira abaixo três dicas de como otimizar a bateria do celular para que ela dure por muito mais tempo:
1. Bluetooth, um verdadeiro inimigo oculto
Frequentemente esquecido pela maioria das pessoas, o Bluetooth pode ser um inimigo para quem quer otimizar a bateria do celular. Ao ativá-lo, seja para conectar um fone de ouvido ou parear o smartphone no carro, é comum esquecer-se de desligá-lo.
Deixar o Bluetooth rodando em segundo plano consome muita bateria sem necessidade, fazendo-a descarregar mais rápido. A recomendação é ligar a função somente quando for utilizá-la. Isso poupará uma boa porcentagem da sua bateria.
Foto: Freepik
2. Localização/GPS: um dos vilões do consumo de bateria
É comum no dia a dia realizar o envio da localização para alguém ou utilizar o GPS para chegar a algum lugar mais rápido. Mas saiba que essa função também consome uma grande porcentagem da bateria do celular.
O ideal é desativar esse serviço assim que terminar de utilizá-lo. Além de evitar o consumo de carga do celular, a dica evitará que outros aplicativos tenham acesso às informações relacionadas à sua localização.
3. Atualização automática de aplicativos em segundo plano
É comum acreditar que a função de atualizar aplicativos automaticamente seja benéfica para o aparelho, quando, na verdade, ela atrapalha o desempenho do dispositivo. Para economizar a bateria do dispositivo, a dica é desativar essa opção.
No celular Android, o usuário deve acessar, primeiramente, as “Configurações”. Em seguida, deve ir em “Gerenciador de dispositivos” ou “Gerenciamento de aplicativos” e selecionar um aplicativo específico. Feito isso, deve ir em “Atualizações automáticas” ou “Atualizações em segundo plano” para desativar a opção.
Já no iOS (iPhone), o usuário deve ir em “Configurações”, selecionar o aplicativo que deseja retirar a atualização automática e desativar a opção “Atualizações em segundo plano”.