A educação construída com respeito à identidade, à cultura e ao território é um direito fundamental dos povos originários. Em Sidrolândia, esse compromisso avança com a criação da Extensão da Escola Municipal Indígena Cacique Armando Gabriel na Aldeia 10 de Maio, uma conquista que fortalece a educação escolar indígena no município.
A iniciativa foi oficializada pela Prefeitura de Sidrolândia, por meio do Decreto Municipal nº 61 de 2026, que institui a Extensão 10 de Maio – Ihíkaxovokuti Yéhi Na Máyu, vinculada administrativa e pedagogicamente à Escola Municipal Indígena Cacique Armando Gabriel Polo, integrando a Rede Municipal de Ensino.
A nova unidade amplia o acesso à educação diretamente no território da comunidade indígena, respeitando as especificidades da educação escolar indígena, com valorização da cultura, da língua materna, dos saberes tradicionais e da organização social da Aldeia 10 de Maio.
A criação da extensão representa um avanço importante nas políticas públicas educacionais do município e evidencia o compromisso da gestão municipal com uma educação inclusiva, intercultural e construída em diálogo com os povos originários, garantindo mais acesso, respeito e dignidade às comunidades indígenas de Sidrolândia.









