Diretores Técnicos da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) promoveram com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP) intercâmbio de conhecimento que fortalece a busca de inovação para a regulação e a prestação de serviços cada vez mais qualificados.
Os diretores Matias Gonsales, Caroline Tomanquevez e Iara Marchioretto foram recebidos na autarquia paulista na última semana para uma reunião de troca de experiências dos setores de saneamento básico, energia elétrica e gás canalizado, além da inovação da regulação de parques.
Expansão na regulação
A visita institucional serviu para conhecer a transição da regulação e fiscalização de parques, atividade que a ARSESP assumiu recentemente. Em MS é um dos novos modelos de negócio que a agência regulará, e busca a ampliação do escopo através de novas concessões, a exemplo da infraestrutura social.
“A regulação promovida pela Agência de São Paulo leva em conta as diferentes modelos contratuais e receitas dos serviços, que podem ser receitas acessórias, considerando os parques inclusivos em que não há cobrança pela entrada, e também as receitas de outorga de concessão”, conta a diretora Iara.
Sistemas e tecnologia
Os assuntos técnicos tratados entre a AGEMS e a ARSESP incluíram também:
- As ferramentas de soluções inteligentes utilizadas pela Agência de SP;
- Identificação das fontes de dados necessárias e disponíveis.
- Identificação dos usuários finais e de suas necessidades.
- Modelagem de dados e criação de relações entre tabelas e outros parâmetros
- Criação de relatórios e painéis (design, padronização, informações)
- Configuração de atualizações automáticas.
- Segurança e compartilhamento.
- Solicitação de dados aos agentes e agendamento de atualizações.