A Warner Bros. Discovery (WBD) está reorganizando suas operações ao separar os negócios de streaming e televisão linear em divisões distintas, pavimentando o caminho para uma possível cisão (operação na qual um conglomerado transfere parte do seu patrimônio para uma ou mais sociedades) ou venda de sua divisão de TV a cabo.
“A nova estrutura corporativa alinha melhor nossa organização e aumenta a flexibilidade com potenciais oportunidades estratégicas futuras em um cenário de mídia em evolução, aproveitando o momento e criando oportunidades enquanto avaliamos todas as opções para oferecer valor significativo aos acionistas”, destaca David Zaslav, CEO da WBD.
A nova unidade Streaming & Studios será responsável pela produção de filmes e programas de TV, além de gerenciar os serviços diretos ao consumidor (DTC) Max e Discovery+. Já a divisão Global Linear Networks irá incorporar canais como TNT, CNN e Discovery.
“Desde a fusão que criou a Warner Bros. Discovery, transformamos nossos negócios e melhoramos nossa posição financeira, ao mesmo tempo em que oferecemos entretenimento de classe mundial para audiências globais”, analisou Zaslav.
NBA
Antes lucrativos, os portfólios de TV a cabo são vistos cada vez mais como passivos na era do streaming, especialmente com a redução significativa do número de lares nos Estados Unidos com TV a cabo.
A situação da WBD se complicou ainda mais com a perda dos direitos de transmissão domésticos da NBA, atração importante para manter uma boa base de assinantes na TV fechada.
No início deste ano, a WBD reduziu o valor de seus ativos de TV a cabo em US$ 9,1 bilhões, com os canais enfrentando aumento no endividamento.
Apesar disso, com mais de 65 milhões de assinantes de TV a cabo nos EUA, executivos do setor avaliam que ainda há oportunidades para quem conseguir manter a relevância das redes lineares e gerenciar seus custos.
A separação dos canais em divisões distintas poderia facilitar a venda para um interessado, como a Comcast ou a Paramount Global, ambas com portfólios lineares consideráveis e uma sólida oferta de direitos esportivos.
Streaming
Paralelamente, os negócios de conteúdo da WBD estarão mais capacitados para competir com grandes players do streaming no mercado global, como Netflix e Prime Video, plataforma da Amazon.
“Continuamos focados em garantir que nossos negócios de redes lineares globais estejam bem posicionados para gerar fluxo de caixa livre, enquanto nossas operações de streaming e estúdios se concentram em crescimento, contando as histórias mais cativantes do mundo”, diz Zaslav.
A reestruturação da WBD segue os passos da Comcast, que já segregou os canais a cabo da NBCUniversal, casos de CNBC, USA e SyFy, de seus estúdios e da plataforma Peacock DTC.
Clientes da Xfinity nos EUA e os assinantes da Sky no Reino Unido terão acesso à versão com anúncios do Max, conforme um novo acordo de distribuição entre a WBD e a Comcast.