Em entrevista à Contigo!, Pedro Vasconcelos, que acumula uma série de trabalhos na Globo, critica a emissora por ‘falta de propósito’ em Mania de Você
Pedro Vasconcelos – que está comemorando o sucesso do espetáculo O Cravo e a Rosa, no Rio de Janeiro; uma adaptação inédita da novela de Walcyr Carrasco, que ficará em cartaz até o dia 27 de outubro, no Jockey Club da Gávea – fez duras críticas a Mania de Você, em entrevista à Contigo!. O experiente diretor e ex-ator da TV Globo reforça o “clima pesado” da trama de João Emanuel Carneiro e “culpa” a emissora. “Falta de propósito e entendimento”, destaca.
Após se tornar um galã da televisão nos anos 1990 – com trabalhos marcantes como Riacho Doce (1990), Vamp (1991), Fera Ferida (1993), A Próxima Vítima (1995) e Malhação -, Pedro decidiu deixar de atuar na década seguinte para investir na carreira de diretor. A partir daí, construiu uma experiência sólida na função, com diversos projetos na TV Globo.
A primeira novela dirigida por ele foi Alma Gêmea (2005). Também esteve na equipe de outros sucessos, como A Favorita (2008), Paraíso (2009) e Escrito nas Estrelas (2010). Como diretor geral, fez Morde & Assopra (2011), Amor Eterno Amor (2012), A Teia (2014), Império (2014), Além do Tempo (2015), A Força do Querer (2017) e Espelho da Vida (2018).
Em 2021, Pedro resolveu sair da Globo para se dedicar a uma empreitada pessoal, chamada Ponto de Virada, uma mentoria. Ele realiza cursos on-line e encontros presenciais para ajudar pessoas a transformarem suas vidas.
E desde que saiu da emissora, o diretor também expõe abertamente, por meio das redes sociais, situações difíceis que passou na época, compartilha pensamentos e opiniões, faz elogios e tece críticas ao canal. Questionado se ficou alguma mágoa, ele crava: “Não ficou nenhuma mágoa, pelo contrário. Só gratidão. Quem ama de verdade fala o que precisa ser dito para que essa empresa que me deu tantas alegrias e ao povo brasileiro resgate sua identidade”.
“Eu seria um egoísta, guardando o conhecimento que tenho para mim, sem expor o que penso a respeito da Globo. As pessoas que lá estão sabem que a crítica, no meu caso especializada, precisa ser levada em consideração para o seu crescimento e desenvolvimento. Lá dentro critiquei muito. Aqui fora, não vai ser diferente. A novela é um patrimônio cultural do nosso país. Eles que aguentem as críticas”, acrescenta.
NOVELA MANIA DE VOCÊ
No mês passado, Pedro Vasconcelos usou as redes para opinar sobre Mania de Você – nova novela das nove da Globo e que tem sofrido com os baixos índices de audiência. Na ocasião, para ele, faltava alegria à história. “O clima pesado, tenso, os personagens soturnos e obscuros! Nem um respiro de alegria, nem uma fresta de luz! Tudo na novela é tenso, denso e pesado! Em nossas vidas, viver em ambientes pesados, cercados de pessoas obscuras e tensas também geram dificuldades de mudanças e livramento de condições”, analisou o diretor, na época.
Passado alguns capítulos, ele reforça que continua seguindo com a mesma opinião. “Continuo, sim. Minha opinião não serve para questionar a obra e o talento do João Emanuel, a quem admiro e sou fã. O fato é que uma novela entra na casa das pessoas sem pedir licença. Precisa, sim, de um pouco de leveza, delicadeza, sensibilidade na abordagem de certos assuntos e na forma de se contar uma história. Diferente de uma série ou filme, que tem duração reduzida, a novela se pretende estabelecer convivência com os espectadores por meses. Precisa de luz, humor, amor”, diz o artista.
“Ninguém suporta conviver com tanto peso, dramas, violências por tanto tempo. A vida já está muito pesada. Vivemos uma sociedade doente mental e emocionalmente. Quanta violência assistimos na vida real! A novela precisa mesmo aumentar os níveis de toxina emocional de seus espectadores? Acho os artistas e profissionais dessa novela incríveis! Sou fã de todos. O problema é de falta de propósito e entendimento da Globo no que se refere a sua responsabilidade como empresa exibidora de uma obra para TV aberta. Isso não é brincadeira. Nunca foi. Esperamos dias melhores. Torço pela retomada da responsabilidade com o público e com as novelas. Já fomos mais felizes”, finaliza Pedro.
CONFIRA UM DOS POSTS MAIS RECENTES DO DIRETOR: