VOGAIS FM
  • Vogais FM

Sem muralhas, presídio federal de Campo Grande tem falta de agentes e mudança na rotina dos presos

O que faz um presídio ser considerado de segurança máxima? A resposta mais certeira seria que uma moderna estrutura de monitoramento, alto efetivo de agentes para que não ocorram fugas e, quando se fala em penitenciária federal, a ideia é que seja praticamente impossível escapar de dentro das celas, mas não foi o que aconteceu em Mossoró, em um dos cinco presídios federais do Brasil.

A fuga de dois detentos do  pelo teto da penitenciária no último dia 14 de fevereiro, colocou os holofotes nas outras quatro penitenciárias federais do país. Campo Grande é uma das cidades que possui penitenciária federal e, depois do episódio em Mossoró até dia 21 deste mês, os presos só recebem comida, sem visitas, banho de sol, ou acesso a advogados. Apenas procedimentos de saúde urgentes estão sendo cumpridos.

A penitenciária federal de Campo Grande foi inaugurada em 2006 e começou a receber presos em 2007. Mas, depois de 18 anos, a penitenciária não tem muralhas. O pedido para instalação de muralhas é feito desde 2019 e até o momento nenhuma foi construída, segundo o presidente do sindicato dos policiais penais federais, Renan Fonseca. Há muralhas em  e estão em construção muralhas no presídio de Porto Velho.

Ainda segundo o sindicalista, o número de agentes é insuficiente e pedidos para o aumento já foram feitos. De acordo com o Sinppf/MS (Sindicato dos Policiais Penais Federais de ) 80 novos agentes serão distribuídos nas cinco penitenciárias federais do país.

Mas esse número de novos agentes é irrisório, segundo Renan, já que seriam necessários 50 plantonistas por turno. Por questões de segurança, o número atual de agentes em Mato Grosso do Sul não é revelado.

A plataforma de câmeras da penitenciária federal foi trocada e segundo o presidente do sindicato é muito mais moderna que a de Mossoró, mas antes os sistemas se igualavam, segundo Renan.

Após a fuga, a penitenciária de Campo Grande passou por um pente-fino. Uma equipe foi enviada ao presídio para acompanhar as medidas a serem tomadas.

Câmeras quebradas em Mossoró

Um relatório da Divisão de Inteligência da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, identificou, em maio de 2021, 124 câmeras inoperantes na unidade em meio aos 192 equipamentos instalados. A qualidade das imagens das câmeras operantes e a baixa área de cobertura dificultaram a adequada visualização da movimentação da fuga de dois detentos ocorrida na quarta-feira da semana passada, conforme a reportagem exibida no domingo pelo Fantástico.

Deibson Cabral Nascimento e Rogerio da Silva Mendonça, integrantes do Comando Vermelho e oriundos do sistema penitenciário do Acre, foram os dois primeiros a conseguirem escapar de uma unidade federal, modelo existente desde 2006. Esse tipo de penitenciária é o que abriga detentos líderes de facções como Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC). No total, são cinco presídios desse modelo no País: além de Mossoró, há unidades em Catanduvas (PR), Campo Grande, Porto Velho e Brasília. A do Paraná foi a primeira, inaugurada em junho de 2006.

Outro relatório, dessa vez em agosto de 2023, apontou, segundo a reportagem, um problema estrutural da mesma natureza do que foi aproveitado pelos fugitivos: a vulnerabilidade da área existente atrás das luminárias das celas. Foi por lá que Deibson e Rogério escaparam. No documento, uma dessas áreas, chamada de shaft, foi encontrada destrancada diante da corrosão por ferrugem.

Em declarações à imprensa no domingo, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que está em Mossoró, comentou as falhas estruturais do presídio. “Essas falhas estruturais, que são antigas porque os presídios foram construídos de 2006 em diante, podem existir em alguns lugares. Aqui foram corrigidas imediatamente. Estamos avaliando se essas falhas se repetem em outros presídios”, afirmou o titular da pasta.

Na sequência, André Garcia, secretário de políticas penais, afirmou que “não há fragilidade”. “Foi um caso pontual que não vai se repetir.”

Na última sexta, a dupla chegou a invadir uma casa e fazer uma família refém por algumas horas. Sem o uso da violência, os criminosos roubaram celulares, alimentos e saíram da residência, que fica a uma distância de cerca de 3 quilômetros da penitenciária.

 

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Acidente grave no final da manhã desta terça-feira (3), na entrada da cidade de Bela Vista, envolvendo duas carretas, não temos informações se há  vítimas.

Estamos apurando as informações.

Imagens :Rede Social
  • Com 82,83% de aprovação popular, a gestão de Josmail Rodrigues impulsiona sua liderança nas eleições municipais.

O levantamento, que ouviu 303 eleitores, mostra que Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo), os outros dois candidatos na disputa, registram 2,97% e 1,65% das intenções de voto, respectivamente. Além disso, 7,92% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 3,96% optaram por votar em branco ou anular o voto.

Os dados refletem uma administração bem avaliada pela população, já que 82,83% dos entrevistados classificaram a gestão de Josmail Rodrigues como “ótima” ou “boa”. Apenas 1,65% consideraram a administração “péssima”, e nenhum entrevistado classificou como “ruim”.

A pesquisa destaca ainda que a rejeição aos candidatos é um fator importante: Josmail Rodrigues tem a menor taxa de rejeição, com apenas 3,63%, enquanto Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo) apresentam rejeições de 34,32% e 31,35%, respectivamente.

Saiba mais 🔗 www.sudoestems.com.br
  • 🚨VEJA: No Rio, ladrão sobe em fios após ser perseguido por moradores e com medo de ser linchado, acaba fazendo pedido inusitado.

- “O tia, liga pra polícia aí”.
  • Em uma demonstração de reconhecimento contínuo por seu trabalho, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor representante do Centro-Oeste no Senado pelo Prêmio Congresso em Foco 2024. A escolha do público, que teve a oportunidade de votar entre 1º e 31 de julho, destacou novamente o compromisso e a atuação da senadora em prol da região.

O resultado foi anunciado na cerimônia de entrega da premiação, ocorrida nesta quinta-feira (29), em um evento que é considerado o mais relevante do cenário político brasileiro. A premiação, que visa reconhecer e valorizar o desempenho dos parlamentares, contou com a participação direta do público, que escolheu os senadores mais notáveis de cada uma das cinco regiões do país através de votação online.

“O trabalho esse ano foi muito complicado. Estamos em campanha nos estados, campanha para a presidência no Senado e entre agendas legislativas. Eu confesso que nem campanha para este prêmio conseguimos fazer. Então isso aqui, tem um valor muito mais significativo, porque foi espontâneo, porque foi orgânico. Para mim tem um sabor muito especial. Então a minha alegria e gratidão a todos vocês.” expressou a senadora, após receber o prêmio de Melhor Representante do Centro-Oeste no Senado Federal.

Saiba mais www.sudoestems.com.br
  • A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (@apiboficial ), que representava os povos indígenas brasileiros na conciliação promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deixou a mesa de negociações nesta quarta-feira (28/8). A entitade abandonou o grupo por discordar da condução dos trabalhos que tratam de ações sobre o Marco Temporal.

Vídeo publicado pela equipe da deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG), que participa da audiência, mostra o momento em que os representantes da Apib se levantam da mesa de negociações e saem.

A indígena Maria Baré afirmou durante a sessão que a conciliação envolve partes que sequer fazem parte do processo de demarcação das terras indígenas, além de não haver nitidez sobre o que será discutido. Ela frisou ainda que qualquer negociação sobre direitos fundamentais seria inadmissível, conforme prevê a Constituição Federal.

A advogada Eloísa Machado, que assessora a Apib, alegou que as tratativas podem levar a “graves violações de direito” e avaliou ser inadmissível uma audiência de conciliação que não reforce o papel do STF na defesa de direitos minoritários. Ela ainda indicou que não é possível ser feito um acordo por maioria em uma questão em que se trata do direito de minorias.

O juiz auxiliar Diego Viegas, do gabinete de Gilmar Mendes, ressaltou que o ministros determinou que a audiência continuasse, ainda que sem os representantes dos povos indígenas. A sessão seguiu com os debates, sem a deliberação.

📹 Reprodução
  • Depois disso ele foi para o hospital, estava na UTI, mas infelizmente morreu hoje. 💔

Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 

(Reprodução: Première)
  • 🥰💙 O filho primogênito de Annie Coutinho e Rafael Borges é autista não verbal. Para conseguirem se comunicar com Felipe, de 7 anos, os dois tatuaram alfabetos nos braços. No Instagram, o casal de Bragança Paulista, em São Paulo, viralizou ao mostrar o método inovador e eficaz. Eles publicam diversos vídeos nos quais é possível ver o pequeno soletrando as palavras que quer “falar” para os pais.

Em várias postagens, a mãe a história do jovem, que é autista nível 3, não falante e com apraxia da fala. Annie contou que há 4 anos o menino trabalha a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), que é feita através de um tablet.

“Além disso, paralelamente à CAA, introduzimos a soletração durante o processo de alfabetização dele, investindo na escrita como forma de comunicação geral caso ele consiga futuramente. Estamos ensinando a escrita desde agora, aprendendo com o RPM (Rapid Prompting Method) e S2C (Spell to Communicate), visto os lindos casos de autistas adultos nível 3 que soletram e escrevem abertamente”, disse na postagem.

Annie explicou o motivo de ter tatuado junto com o marido a prancha de letras. “Esse processo é feito com uma prancha de letras no papel, então foi opção nossa tatuar a prancha nos nossos braços pra que ela esteja rapidamente acessível o tempo todo durante o aprendizado dele a escrever. A tatuagem é apenas mais uma forma de aprendizado para a escrita livre no futuro”, falou.

📹 @eufalocaa
  • Um vídeo chocante mostra o fogo “saltando” o Rio Grande, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, após incêndios devastadores na região. O momento crítico, registrado nas proximidades de Orindiúva (SP), mostra as chamas atravessando o rio em direção a Frutal (MG) e ao distrito de Aparecida de Minas, na área do Porto da Mandioca.

Moradores de diversas regiões do Brasil têm compartilhado vídeos e relatos sobre as grandes queimadas nas redes sociais. O fogo, que inicialmente devastou áreas de São Paulo, agora ameaça outras regiões, aumentando a preocupação entre os moradores de locais afetados e de risco.

📹 Rodrigo Furtado
  • URGENTE- A barragem do condomínio Nasa Park estourou na manhã desta terça-feira (20) e trecho da BR- 163 entre Campo Grande e Jaraguari foi bloqueada devido a alagamento no local.

O incidente abriu uma cratera na rodovia. A catástrofe chocou pessoas que passavam pela rodovia e presenciaram o desabamento.

Via @campograndenews
Acidente grave no final da manhã desta terça-feira (3), na entrada da cidade de Bela Vista, envolvendo duas carretas, não temos informações se há vítimas. Estamos apurando as informações. Imagens :Rede Social
4 dias ago
View on Instagram |
1/9
Com 82,83% de aprovação popular, a gestão de Josmail Rodrigues impulsiona sua liderança nas eleições municipais.

O levantamento, que ouviu 303 eleitores, mostra que Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo), os outros dois candidatos na disputa, registram 2,97% e 1,65% das intenções de voto, respectivamente. Além disso, 7,92% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 3,96% optaram por votar em branco ou anular o voto.

Os dados refletem uma administração bem avaliada pela população, já que 82,83% dos entrevistados classificaram a gestão de Josmail Rodrigues como “ótima” ou “boa”. Apenas 1,65% consideraram a administração “péssima”, e nenhum entrevistado classificou como “ruim”.

A pesquisa destaca ainda que a rejeição aos candidatos é um fator importante: Josmail Rodrigues tem a menor taxa de rejeição, com apenas 3,63%, enquanto Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo) apresentam rejeições de 34,32% e 31,35%, respectivamente.

Saiba mais 🔗 www.sudoestems.com.br
Com 82,83% de aprovação popular, a gestão de Josmail Rodrigues impulsiona sua liderança nas eleições municipais. O levantamento, que ouviu 303 eleitores, mostra que Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo), os outros dois candidatos na disputa, registram 2,97% e 1,65% das intenções de voto, respectivamente. Além disso, 7,92% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 3,96% optaram por votar em branco ou anular o voto. Os dados refletem uma administração bem avaliada pela população, já que 82,83% dos entrevistados classificaram a gestão de Josmail Rodrigues como “ótima” ou “boa”. Apenas 1,65% consideraram a administração “péssima”, e nenhum entrevistado classificou como “ruim”. A pesquisa destaca ainda que a rejeição aos candidatos é um fator importante: Josmail Rodrigues tem a menor taxa de rejeição, com apenas 3,63%, enquanto Nivaldo Inácio (Republicanos) e Décio Bigaton (Novo) apresentam rejeições de 34,32% e 31,35%, respectivamente. Saiba mais 🔗 www.sudoestems.com.br
5 dias ago
View on Instagram |
2/9
🚨VEJA: No Rio, ladrão sobe em fios após ser perseguido por moradores e com medo de ser linchado, acaba fazendo pedido inusitado. - “O tia, liga pra polícia aí”.
5 dias ago
View on Instagram |
3/9
Em uma demonstração de reconhecimento contínuo por seu trabalho, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor representante do Centro-Oeste no Senado pelo Prêmio Congresso em Foco 2024. A escolha do público, que teve a oportunidade de votar entre 1º e 31 de julho, destacou novamente o compromisso e a atuação da senadora em prol da região.

O resultado foi anunciado na cerimônia de entrega da premiação, ocorrida nesta quinta-feira (29), em um evento que é considerado o mais relevante do cenário político brasileiro. A premiação, que visa reconhecer e valorizar o desempenho dos parlamentares, contou com a participação direta do público, que escolheu os senadores mais notáveis de cada uma das cinco regiões do país através de votação online.

“O trabalho esse ano foi muito complicado. Estamos em campanha nos estados, campanha para a presidência no Senado e entre agendas legislativas. Eu confesso que nem campanha para este prêmio conseguimos fazer. Então isso aqui, tem um valor muito mais significativo, porque foi espontâneo, porque foi orgânico. Para mim tem um sabor muito especial. Então a minha alegria e gratidão a todos vocês.” expressou a senadora, após receber o prêmio de Melhor Representante do Centro-Oeste no Senado Federal.

Saiba mais www.sudoestems.com.br
Em uma demonstração de reconhecimento contínuo por seu trabalho, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor representante do Centro-Oeste no Senado pelo Prêmio Congresso em Foco 2024. A escolha do público, que teve a oportunidade de votar entre 1º e 31 de julho, destacou novamente o compromisso e a atuação da senadora em prol da região. O resultado foi anunciado na cerimônia de entrega da premiação, ocorrida nesta quinta-feira (29), em um evento que é considerado o mais relevante do cenário político brasileiro. A premiação, que visa reconhecer e valorizar o desempenho dos parlamentares, contou com a participação direta do público, que escolheu os senadores mais notáveis de cada uma das cinco regiões do país através de votação online. “O trabalho esse ano foi muito complicado. Estamos em campanha nos estados, campanha para a presidência no Senado e entre agendas legislativas. Eu confesso que nem campanha para este prêmio conseguimos fazer. Então isso aqui, tem um valor muito mais significativo, porque foi espontâneo, porque foi orgânico. Para mim tem um sabor muito especial. Então a minha alegria e gratidão a todos vocês.” expressou a senadora, após receber o prêmio de Melhor Representante do Centro-Oeste no Senado Federal. Saiba mais www.sudoestems.com.br
5 dias ago
View on Instagram |
4/9
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (@apiboficial ), que representava os povos indígenas brasileiros na conciliação promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deixou a mesa de negociações nesta quarta-feira (28/8). A entitade abandonou o grupo por discordar da condução dos trabalhos que tratam de ações sobre o Marco Temporal. Vídeo publicado pela equipe da deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG), que participa da audiência, mostra o momento em que os representantes da Apib se levantam da mesa de negociações e saem. A indígena Maria Baré afirmou durante a sessão que a conciliação envolve partes que sequer fazem parte do processo de demarcação das terras indígenas, além de não haver nitidez sobre o que será discutido. Ela frisou ainda que qualquer negociação sobre direitos fundamentais seria inadmissível, conforme prevê a Constituição Federal. A advogada Eloísa Machado, que assessora a Apib, alegou que as tratativas podem levar a “graves violações de direito” e avaliou ser inadmissível uma audiência de conciliação que não reforce o papel do STF na defesa de direitos minoritários. Ela ainda indicou que não é possível ser feito um acordo por maioria em uma questão em que se trata do direito de minorias. O juiz auxiliar Diego Viegas, do gabinete de Gilmar Mendes, ressaltou que o ministros determinou que a audiência continuasse, ainda que sem os representantes dos povos indígenas. A sessão seguiu com os debates, sem a deliberação. 📹 Reprodução
1 semana ago
View on Instagram |
5/9
Depois disso ele foi para o hospital, estava na UTI, mas infelizmente morreu hoje. 💔

Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 

(Reprodução: Première)
Depois disso ele foi para o hospital, estava na UTI, mas infelizmente morreu hoje. 💔 Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 (Reprodução: Première)
2 semanas ago
View on Instagram |
6/9
🥰💙 O filho primogênito de Annie Coutinho e Rafael Borges é autista não verbal. Para conseguirem se comunicar com Felipe, de 7 anos, os dois tatuaram alfabetos nos braços. No Instagram, o casal de Bragança Paulista, em São Paulo, viralizou ao mostrar o método inovador e eficaz. Eles publicam diversos vídeos nos quais é possível ver o pequeno soletrando as palavras que quer “falar” para os pais. Em várias postagens, a mãe a história do jovem, que é autista nível 3, não falante e com apraxia da fala. Annie contou que há 4 anos o menino trabalha a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), que é feita através de um tablet. “Além disso, paralelamente à CAA, introduzimos a soletração durante o processo de alfabetização dele, investindo na escrita como forma de comunicação geral caso ele consiga futuramente. Estamos ensinando a escrita desde agora, aprendendo com o RPM (Rapid Prompting Method) e S2C (Spell to Communicate), visto os lindos casos de autistas adultos nível 3 que soletram e escrevem abertamente”, disse na postagem. Annie explicou o motivo de ter tatuado junto com o marido a prancha de letras. “Esse processo é feito com uma prancha de letras no papel, então foi opção nossa tatuar a prancha nos nossos braços pra que ela esteja rapidamente acessível o tempo todo durante o aprendizado dele a escrever. A tatuagem é apenas mais uma forma de aprendizado para a escrita livre no futuro”, falou. 📹 @eufalocaa
2 semanas ago
View on Instagram |
7/9
Um vídeo chocante mostra o fogo “saltando” o Rio Grande, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, após incêndios devastadores na região. O momento crítico, registrado nas proximidades de Orindiúva (SP), mostra as chamas atravessando o rio em direção a Frutal (MG) e ao distrito de Aparecida de Minas, na área do Porto da Mandioca. Moradores de diversas regiões do Brasil têm compartilhado vídeos e relatos sobre as grandes queimadas nas redes sociais. O fogo, que inicialmente devastou áreas de São Paulo, agora ameaça outras regiões, aumentando a preocupação entre os moradores de locais afetados e de risco. 📹 Rodrigo Furtado
2 semanas ago
View on Instagram |
8/9
URGENTE- A barragem do condomínio Nasa Park estourou na manhã desta terça-feira (20) e trecho da BR- 163 entre Campo Grande e Jaraguari foi bloqueada devido a alagamento no local. O incidente abriu uma cratera na rodovia. A catástrofe chocou pessoas que passavam pela rodovia e presenciaram o desabamento. Via @campograndenews
3 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas