CCJR da Alems aprova mudança em lei que permite contratação de bombeiros em emergências

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) teve sua primeira reunião após o recesso de julho nesta quarta-feira (7) e aprovou mudança em lei que permite a contratação de bombeiros em emergências no Estado. Foram distribuídas para a relatoria 14 matérias. 

Mara Caseiro (PSDB), presidente da comissão, relatou três matérias, todas com parecer favorável e voto unânime dos membros da comissão, tramitarão regularmente.

 de autoria do Mesa Diretora, que ratifica os Convênios do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), os Protocolos ICMS e Ajustes do Sinief (Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico – Fiscais) celebrados no âmbito do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), nos termos da Mensagem n. 23/2024 do Governo do Estado, de 29 de maio de 2024. A matéria, que ratifica os convênios e protocolos ICMS, cumpre atribuição do Poder Legislativo, já que a fiscalização e o controle externo do Poder Executivo Estadual cabem a esse poder, especialmente quando se trata de orçamento público e de seu controle.

O outro projeto devolvido foi o , que acrescenta e altera a redação de dispositivos da Lei Complementar 188, de 3 de abril de 2014, que dispõe sobre a Organização Básica do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul). A alteração na norma atribui competência ao Comandante-Geral do CBMMS, a fim de que ele possa estabelecer as normas e os demais aspectos da atividade profissional para o ingresso de oficiais e praças nos Quadros Temporários da Corporação; e incluir na composição da Corporação o Quadro de Oficiais Especialistas Temporários Bombeiro Militar, o Quadro de Oficiais de Saúde Temporários Bombeiro Militar e o Quadro de Praças Temporários Bombeiro Militar, para admitir o ingresso de oficiais e praças dos Quadros Temporários no CBMMS, diante de demandas emergenciais, que, por sua natureza sazonal, exigem o aumento de efetivo.

Por fim, a última matéria relatada pela deputada Mara Caseiro foi o , do Poder Executivo. O projeto dispõe sobre o ingresso de Oficiais e Praças Temporários no CBMMS, define as prerrogativas funcionais, os direitos e as vedações aplicáveis aos bombeiros militares temporários, estabelece disposições referentes ao Quadro de Bombeiro Militar Temporário, nos termos que especifica, e dá outras providências.

A matéria está alinhada com as políticas de segurança pública estadual e atende às necessidades temporárias e especializadas do CBMMS, para proporcionar uma resposta eficiente e dinâmica frente às variações sazonais das demandas enfrentadas pela Corporação, e a inclusão de militares temporários representa uma alternativa financeira menos dispendiosa para os cofres públicos do Estado.

Outros projetos relatados

O deputado Junior Mochi (MDB), vice-presidente da CCJR, relatou o , de autoria do Poder Executivo, que altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei 4.225, de 12 de julho de 2012, que dispõe sobre a Defesa Sanitária Vegetal no Estado. Considerado constitucional por unanimidade, a matéria tramitará regularmente na Casa de Leis.

O objetivo da alteração na norma é o fortalecimento das ações de monitoramento e controle das atividades associadas à comercialização e ao trânsito de materiais de propagação vegetal, sementes e mudas, tendo em vista o relevante crescimento da cadeia de produção de madeira e celulose de Mato Grosso do Sul, permitindo o aperfeiçoamento da legislação estadual, visando à melhoria das ações desenvolvidas pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) para atuação mais efetiva no combate às práticas comerciais desleais, como a venda de sementes de baixa qualidade ou contaminadas, que podem gerar impactos diretos nos custos de produção.

O deputado Caravina (PSDB) relatou o , de autoria do deputado Junior Mochi (MDB). A matéria, que estava sob pedido de vistas do parlamentar, foi considerada constitucional, com aprovação da Emenda Substitutiva 01. O projeto dispõe sobre institucionalização da campanha voluntária de permuta de doação de sangue pela realização do exame laboratorial de hemograma completo, e institui o “Selo Amigos de Sangue” para os estabelecimentos que aderirem a essa campanha no Estado de Mato Grosso do Sul.

O autor destacou o objetivo central de sua proposição. “A finalidade é ampliarmos o número de doadores, por conseguinte nós termos a disposição nos casos de necessidade. Agradeço ao deputado Caravina pela paciência e disposição que teve para chegarmos a um consenso e termos um parecer favorável na tramitação desse projeto. Agradeço e acredito que irá aumentar consideravelmente o número de doadores em Mato Grosso do Sul”, ressaltou o deputado Junior Mochi.

O deputado Pedrossian Neto (PSD) relatou o , também de autoria do deputado Junior Mochi, que recebeu parecer favorável e tramitará regularmente na Assembleia Legislativa, com a emenda substitutiva integral número 001. O projeto obriga as operadoras de planos de saúde, que atuem no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a notificar os usuários, prévia e individualmente, sobre o descredenciamento de hospitais, clínicas, laboratórios, médicos e assemelhados, bem como sobre novos credenciamentos.

Rejeitada

Antonio Vaz (Republicanos) relatou o , de autoria do então deputado Rafael Tavares e coautoria do deputado João Henrique (PL), que consolida os direitos dos pais e responsáveis na educação de seus filhos no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul, e estabelece disposições sobre a transparência na educação, participação dos pais e responsáveis na gestão escolar, e vedação de práticas ilegais por parte das escolas.

Por conter vício de iniciativa, já que a competência de legislar é privativa da União, a matéria recebeu parecer contrário, sendo rejeitada por unanimidade, será arquivada.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • INQUÉRITO SOBRE TENTATIVA DE GOLPE - No #EmPauta desta quinta-feira (21), Eliane Cantanhêde falou sobre a Polícia Federal ter indiciado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por tramarem um golpe de Estado no país. Eles são suspeitos dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. A conclusão do inquérito aponta uma organização criminosa que atuou de forma coordenada na tentativa de golpe para manter Bolsonaro após derrota na eleição de 2022.

“Os bolsonaristas estão tentando dizer que tudo isso é inventado, e o próprio Jair Bolsonaro diz: ‘olha, não dá para responder à criatividade’. Só que não é criatividade. Quando a gente lê tudo que a gente vem lendo até agora, as conversas, trocas de mensagens, você vê que a investigação da PF é muito sólida e tem muita prova”, analisa Eliane.

Além de Bolsonaro, foram indiciados: o general da reserva do Exército Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa do governo Bolsonaro e candidato a vice na chapa que perdeu a eleição de 2022; o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o policial federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin); e Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.
  • Nesta quinta-feira (21), a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa.

O indiciamento faz parte do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado com o objetivo de manter Bolsonaro no poder, mesmo após sua derrota para Lula (PT) nas eleições de 2022.

Além do ex-presidente, dois dos outros indiciados são os generais Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o GSI; e Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice na chapa que perdeu a eleição de 2022.

Segundo o g1, o relatório final da investigação tem mais de 800 páginas, foi concluído no início da tarde e será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora, caberá à Procuradoria Geral da República (PGR) decidir se apresentará denúncia contra os indiciados, enquanto o STF será responsável por julgá-los. (📸:Getty)
  • Escalada do Jornal Nacional sobre a tentativa de assassinato do presidente Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes. O que acharam?

Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 

(Vídeo/ Reprodução: @tvglobo
  • 🚨VEJA: Um homem acusado de estupro levou uma surra da população, incluindo de sua própria mãe, no bairro Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
  • Uma mulher foi flagrada cometendo um ato de racismo contra um segurança de um shopping do bairro do Gonzaga, na cidade de Santos, no litoral de São Paulo.

O vídeo, gravado pela própria mulher na tarde da última terça-feira (12/11), viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, ela chama o profissional de “n3gro demônio” e diz que ele é um “africano que veio para rOubar os brasileiros”.

SEGURANÇA DE SHOPPING EM SP

Ela também relata que teve a mochila rasgada pelo segurança e que teria sido ame4çad4 de agr3ssão.
Testemunhas que também gravaram a ação contestam a versão da agr3ssor4, que chama uma garota que a filmava de “branquela d3sgraç4da”.

O Miramar Shopping, em nota, afirmou repudiar o episódio: “Não compactuamos e repudiamos as manifestações como essa de racismo, preconceito e ofensas as pessoas de qualquer natureza Informamos que estamos prestando todo o apoio necessário ao nosso colaborador que sofreu pela situação.

Já a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que não localizou nenhum registro da ocorrência.

Segundo a pasta, a autoridade policial está à disposição da vitim4 para que a ocorrência seja formalizada e as investigações iniciadas”.
  • “A situação em Brasília é considerada gravíssima, e a Polícia Federal vai abrir um inquérito para o que ela considera de novo um ataque aos três poderes. Bope diz é que o ataque pode ter sido orquestrado”, diz Daniela Lima, na GloboNews.

Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 

(Vídeo/Reprodução: GloboNews)
  • O Senado Federal instalou nesta terça-feira (12) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets, que vai investigar possíveis irregularidades e impactos das apostas on-line no Brasil.

Senadores vão avaliar a influência dos jogos de apostas on-line no orçamento das famílias brasileiras, bem como as possíveis associações das empresas de bet com organizações criminosas e o uso de influenciadores digitais na promoção da prática. O prazo da comissão é de 130 dias.

A relatoria ficará a cargo da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), responsável pelo requerimento de criação da CPI. O senador Dr. Hiran (PP-RR) foi escolhido para presidir o colegiado e o vice-presidente é o senador Alessandro Vieira (MDB-SE)

Durante a sessão, Soraya disse que o movimento tem apoio do Executivo e que irá contar com o auxílio de investigadores da Polícia Federal.

“Ministério e Secretarias dos Esportes estão extremamente preocupadas. Já conversei com o diretor da PF, Andrei Rodrigues, que disponibilizou a equipe para nos auxiliar nas investigações. O assunto é seríssimo, envolve crime organizado, envolve pessoas de grande projeção nacional e internacional”, reiterou.

No pedido de criação, a senadora destaca os “valores exorbitantes” movimentados pelas plataformas de apostas, que “poderiam estar sendo utilizados para mascarar atividades ilícitas”.

Segundo ela, o setor é “suscetível a práticas de lavagem de dinheiro” e há a necessidade de “identificar possíveis falhas na regulação e fiscalização”
  • Uma cantora transexual, de 27 anos, identificada como Santrosa, foi achada morta neste domingo (10), em uma região de mata no município de Sinop, a 503 km de Cuiabá. 

Segundo a Polícia Civil, o corpo da vítima foi encontrado com as mãos e pés amarrados e a cabeça decapitada. Até o momento, nenhum suspeito foi divulgado pela polícia. 

Santrosa foi candidata a vereadora nas eleições municipais de 2024 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), recebeu 121 votos válidos e atualmente estava como suplente.

Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 

(Fonte/ Reprodução: @/portalg1)
  • Maior partido de Mato Grosso do Sul, considerando o número de prefeituras (44), deputados federais (três) e estaduais (seis), o PSDB está com os dias contados.

O governador Eduardo Riedel e o presidente estadual, Reinaldo Azambuja, estudam o melhor destino para o grupo, que tem na lista o PL, PSD e até o PP.

Eduardo Riedel foi convidado para se filiar ao PSD e PP e Reinaldo prometeu cuidar do PL em Mato Grosso do Sul. Todavia, as duas maiores lideranças do partido pensam com calma, já que têm até abril de 2026 para a tomada de decisão.

Há uma chance remota de permanência, em uma fusão anunciada diversas vezes, mas que nunca saiu do papel. O partido, que já ensaiou fusão com Podemos, hoje conversa com MDB, mas sem nada definitivo.

Se Riedel e Reinaldo confirmarem a saída, o partido deve ficar esvaziado, já que deputados e prefeitos tendem a acompanharem o grupo ou se filiarem a partidos que se destacam em MS, caso do PP, liderado por Tereza Cristina.
INQUÉRITO SOBRE TENTATIVA DE GOLPE - No #EmPauta desta quinta-feira (21), Eliane Cantanhêde falou sobre a Polícia Federal ter indiciado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por tramarem um golpe de Estado no país. Eles são suspeitos dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. A conclusão do inquérito aponta uma organização criminosa que atuou de forma coordenada na tentativa de golpe para manter Bolsonaro após derrota na eleição de 2022. “Os bolsonaristas estão tentando dizer que tudo isso é inventado, e o próprio Jair Bolsonaro diz: ‘olha, não dá para responder à criatividade’. Só que não é criatividade. Quando a gente lê tudo que a gente vem lendo até agora, as conversas, trocas de mensagens, você vê que a investigação da PF é muito sólida e tem muita prova”, analisa Eliane. Além de Bolsonaro, foram indiciados: o general da reserva do Exército Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa do governo Bolsonaro e candidato a vice na chapa que perdeu a eleição de 2022; o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o policial federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin); e Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.
4 horas ago
View on Instagram |
1/9
Nesta quinta-feira (21), a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa.

O indiciamento faz parte do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado com o objetivo de manter Bolsonaro no poder, mesmo após sua derrota para Lula (PT) nas eleições de 2022.

Além do ex-presidente, dois dos outros indiciados são os generais Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o GSI; e Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice na chapa que perdeu a eleição de 2022.

Segundo o g1, o relatório final da investigação tem mais de 800 páginas, foi concluído no início da tarde e será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora, caberá à Procuradoria Geral da República (PGR) decidir se apresentará denúncia contra os indiciados, enquanto o STF será responsável por julgá-los. (📸:Getty)
Nesta quinta-feira (21), a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa. O indiciamento faz parte do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado com o objetivo de manter Bolsonaro no poder, mesmo após sua derrota para Lula (PT) nas eleições de 2022. Além do ex-presidente, dois dos outros indiciados são os generais Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o GSI; e Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice na chapa que perdeu a eleição de 2022. Segundo o g1, o relatório final da investigação tem mais de 800 páginas, foi concluído no início da tarde e será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, caberá à Procuradoria Geral da República (PGR) decidir se apresentará denúncia contra os indiciados, enquanto o STF será responsável por julgá-los. (📸:Getty)
10 horas ago
View on Instagram |
2/9
Escalada do Jornal Nacional sobre a tentativa de assassinato do presidente Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes. O que acharam?

Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 

(Vídeo/ Reprodução: @tvglobo
Escalada do Jornal Nacional sobre a tentativa de assassinato do presidente Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes. O que acharam? Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 (Vídeo/ Reprodução: @tvglobo
2 dias ago
View on Instagram |
3/9
🚨VEJA: Um homem acusado de estupro levou uma surra da população, incluindo de sua própria mãe, no bairro Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
3 dias ago
View on Instagram |
4/9
Uma mulher foi flagrada cometendo um ato de racismo contra um segurança de um shopping do bairro do Gonzaga, na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. O vídeo, gravado pela própria mulher na tarde da última terça-feira (12/11), viralizou nas redes sociais. Nas imagens, ela chama o profissional de “n3gro demônio” e diz que ele é um “africano que veio para rOubar os brasileiros”. SEGURANÇA DE SHOPPING EM SP Ela também relata que teve a mochila rasgada pelo segurança e que teria sido ame4çad4 de agr3ssão. Testemunhas que também gravaram a ação contestam a versão da agr3ssor4, que chama uma garota que a filmava de “branquela d3sgraç4da”. O Miramar Shopping, em nota, afirmou repudiar o episódio: “Não compactuamos e repudiamos as manifestações como essa de racismo, preconceito e ofensas as pessoas de qualquer natureza Informamos que estamos prestando todo o apoio necessário ao nosso colaborador que sofreu pela situação. Já a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que não localizou nenhum registro da ocorrência. Segundo a pasta, a autoridade policial está à disposição da vitim4 para que a ocorrência seja formalizada e as investigações iniciadas”.
6 dias ago
View on Instagram |
5/9
“A situação em Brasília é considerada gravíssima, e a Polícia Federal vai abrir um inquérito para o que ela considera de novo um ataque aos três poderes. Bope diz é que o ataque pode ter sido orquestrado”, diz Daniela Lima, na GloboNews. Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 (Vídeo/Reprodução: GloboNews)
1 semana ago
View on Instagram |
6/9
O Senado Federal instalou nesta terça-feira (12) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets, que vai investigar possíveis irregularidades e impactos das apostas on-line no Brasil.

Senadores vão avaliar a influência dos jogos de apostas on-line no orçamento das famílias brasileiras, bem como as possíveis associações das empresas de bet com organizações criminosas e o uso de influenciadores digitais na promoção da prática. O prazo da comissão é de 130 dias.

A relatoria ficará a cargo da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), responsável pelo requerimento de criação da CPI. O senador Dr. Hiran (PP-RR) foi escolhido para presidir o colegiado e o vice-presidente é o senador Alessandro Vieira (MDB-SE)

Durante a sessão, Soraya disse que o movimento tem apoio do Executivo e que irá contar com o auxílio de investigadores da Polícia Federal.

“Ministério e Secretarias dos Esportes estão extremamente preocupadas. Já conversei com o diretor da PF, Andrei Rodrigues, que disponibilizou a equipe para nos auxiliar nas investigações. O assunto é seríssimo, envolve crime organizado, envolve pessoas de grande projeção nacional e internacional”, reiterou.

No pedido de criação, a senadora destaca os “valores exorbitantes” movimentados pelas plataformas de apostas, que “poderiam estar sendo utilizados para mascarar atividades ilícitas”.

Segundo ela, o setor é “suscetível a práticas de lavagem de dinheiro” e há a necessidade de “identificar possíveis falhas na regulação e fiscalização”
O Senado Federal instalou nesta terça-feira (12) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets, que vai investigar possíveis irregularidades e impactos das apostas on-line no Brasil. Senadores vão avaliar a influência dos jogos de apostas on-line no orçamento das famílias brasileiras, bem como as possíveis associações das empresas de bet com organizações criminosas e o uso de influenciadores digitais na promoção da prática. O prazo da comissão é de 130 dias. A relatoria ficará a cargo da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), responsável pelo requerimento de criação da CPI. O senador Dr. Hiran (PP-RR) foi escolhido para presidir o colegiado e o vice-presidente é o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) Durante a sessão, Soraya disse que o movimento tem apoio do Executivo e que irá contar com o auxílio de investigadores da Polícia Federal. “Ministério e Secretarias dos Esportes estão extremamente preocupadas. Já conversei com o diretor da PF, Andrei Rodrigues, que disponibilizou a equipe para nos auxiliar nas investigações. O assunto é seríssimo, envolve crime organizado, envolve pessoas de grande projeção nacional e internacional”, reiterou. No pedido de criação, a senadora destaca os “valores exorbitantes” movimentados pelas plataformas de apostas, que “poderiam estar sendo utilizados para mascarar atividades ilícitas”. Segundo ela, o setor é “suscetível a práticas de lavagem de dinheiro” e há a necessidade de “identificar possíveis falhas na regulação e fiscalização”
1 semana ago
View on Instagram |
7/9
Uma cantora transexual, de 27 anos, identificada como Santrosa, foi achada morta neste domingo (10), em uma região de mata no município de Sinop, a 503 km de Cuiabá. 

Segundo a Polícia Civil, o corpo da vítima foi encontrado com as mãos e pés amarrados e a cabeça decapitada. Até o momento, nenhum suspeito foi divulgado pela polícia. 

Santrosa foi candidata a vereadora nas eleições municipais de 2024 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), recebeu 121 votos válidos e atualmente estava como suplente.

Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 

(Fonte/ Reprodução: @/portalg1)
Uma cantora transexual, de 27 anos, identificada como Santrosa, foi achada morta neste domingo (10), em uma região de mata no município de Sinop, a 503 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, o corpo da vítima foi encontrado com as mãos e pés amarrados e a cabeça decapitada. Até o momento, nenhum suspeito foi divulgado pela polícia. Santrosa foi candidata a vereadora nas eleições municipais de 2024 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), recebeu 121 votos válidos e atualmente estava como suplente. Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 (Fonte/ Reprodução: @/portalg1)
2 semanas ago
View on Instagram |
8/9
Maior partido de Mato Grosso do Sul, considerando o número de prefeituras (44), deputados federais (três) e estaduais (seis), o PSDB está com os dias contados.

O governador Eduardo Riedel e o presidente estadual, Reinaldo Azambuja, estudam o melhor destino para o grupo, que tem na lista o PL, PSD e até o PP.

Eduardo Riedel foi convidado para se filiar ao PSD e PP e Reinaldo prometeu cuidar do PL em Mato Grosso do Sul. Todavia, as duas maiores lideranças do partido pensam com calma, já que têm até abril de 2026 para a tomada de decisão.

Há uma chance remota de permanência, em uma fusão anunciada diversas vezes, mas que nunca saiu do papel. O partido, que já ensaiou fusão com Podemos, hoje conversa com MDB, mas sem nada definitivo.

Se Riedel e Reinaldo confirmarem a saída, o partido deve ficar esvaziado, já que deputados e prefeitos tendem a acompanharem o grupo ou se filiarem a partidos que se destacam em MS, caso do PP, liderado por Tereza Cristina.
Maior partido de Mato Grosso do Sul, considerando o número de prefeituras (44), deputados federais (três) e estaduais (seis), o PSDB está com os dias contados. O governador Eduardo Riedel e o presidente estadual, Reinaldo Azambuja, estudam o melhor destino para o grupo, que tem na lista o PL, PSD e até o PP. Eduardo Riedel foi convidado para se filiar ao PSD e PP e Reinaldo prometeu cuidar do PL em Mato Grosso do Sul. Todavia, as duas maiores lideranças do partido pensam com calma, já que têm até abril de 2026 para a tomada de decisão. Há uma chance remota de permanência, em uma fusão anunciada diversas vezes, mas que nunca saiu do papel. O partido, que já ensaiou fusão com Podemos, hoje conversa com MDB, mas sem nada definitivo. Se Riedel e Reinaldo confirmarem a saída, o partido deve ficar esvaziado, já que deputados e prefeitos tendem a acompanharem o grupo ou se filiarem a partidos que se destacam em MS, caso do PP, liderado por Tereza Cristina.
3 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas