Apresentadora que disse ter perdido espaço na Globo devido à aparência comenta polêmica

Apresentadora Janaína Xavier se pronuncia sobre repercussão de fala sobre perda de espaço na Globo devido à aparência; saiba mais

A ex-apresentadora do Sport TV Janaína Xavier, de 46 anos, se manifestou sobre a repercussão negativa de uma fala que proferiu no videocast Benja Me Mucho. No programa, a jornalista disse que sentiu que perdeu espaço na emissora por ser “muito bonita”

Em depoimento ao F5, da Folha, a comunicadora disse que muitas das pessoas que a criticaram viram apenas recortes do que ela falou na entrevista: “Lamento a alienação das pessoas que assistem a cortes e criticam sem ouvir o todo, e o pior disso são os que se dizem jornalistas e publicam manchetes mentirosas e irresponsáveis”.

Janaína afirmou que, ao contrário do que apareceu em algumas manchetes, não declarou ter sido demitida pela beleza. “Depois da minha licença-maternidade, a minha vaga havia sido ocupada em definitivo. Eles não tinham aonde me encaixar e decidiu-se pela demissão”, expôs ela.

A profissional, todavia, reiterou ser contra à sobreposição da diversidade à “meritocracia”: “E repito: hoje em dia, raça, sexualidade e posicionamento político são, sim, avaliados de forma prioritária na maioria dos RHs desse país. Serei sempre defensora da meritocracia e dos cargos conquistados pela eficiência e não pelas características físicas, sejam elas quais forem”.

Em um certo momento do videocast, Janaína deu a seguinte declaração: “Durante muito tempo, tinha aquela coisa que, se a mulher tivesse os atributos de uma mulher bela, ela teria uma certa vantagem para entrar na televisão, também no jornalismo, mas eu peguei o oposto disso na reta final. Teve um certo momento que eu tava me sentindo tratada como ‘você é muito bonita para estar aqui’, porque, aí, tinha coisa de ter que inserir a menina mais cheinha. Cada um vê beleza de uma forma, gente. Não tô dizendo aqui que a mais cheinha não é bonita, tô falando da visão deles”.

“Vamos falar de padrões de beleza. Eles queriam outros padrões lá. A bonita não servia mais, a ‘bonita loira ou a loira de olho claro não servia mais. Eles queriam trazer padrões diferentes de mulheres”, completou ela. Veja o vídeocast na íntegra abaixo:

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

Matérias Relacionadas