Surfistas que costumam se aventurar nas águas de Cowell Beach, em Santa Cruz (Califórnia, EUA), deparam-se às vezes com lontras agressivas, tubarões-brancos ferozes e outros animais.
Na manhã de 24 de junho, um deles se assutou ao ver a cerca de dois metros dele a “barbatana dorsal de um tubarão” saindo da água. O tamanho da barbatana indicava se tratar de um animal de grande porte.
Porém, instantes depois, o susto foi dissipado: a criatura revelou não ser um tubarão, mas um peixe-lua.
O registro foi feito por Eric Mendelson, morador de Santa Cruz, que estava posicionado num penhasco próximo.
Mergulhador encontra peixe-lua
Reprodução/Reddit
Raro peixe-lua de 2,2m é encontrado na areia de praia nos EUA
Reprodução/Facebook(Seaside Aquarium)
Os peixes-lua são os maiores peixes ósseos do mundo. Os maiores exemplares pesam cerca de 2,7 toneladas e chegam a mais de 3 metros de comprimento. Assemelham-se ao desenho de um peixe que uma criança de 5 anos faria, com cabeças enormes e corpos achatados que são tão longos quanto largos. As barbatanas desproporcionalmente grandes projetam-se da parte superior e inferior dos peixes, dobrando-se de um lado para o outro enquanto nadam, o que os faz parecer “bêbados”.
“Parece um peixe-lua muito, muito grande. Provavelmente uma mola mola, a espécie mais comum que ocorre lá em Santa Cruz”, disse o bióloga e pesquisadora da Academia de Ciências da Califórnia Tierney Thys ao “SFGATE”. Ela se disse impressionada com o tamanho do exemplar.
Peixe-lua pode pesar 2,7 toneladas
Reprodução/Reddit
“O peixe-lua é ótimo nadador e mergulhador, capaz de nadar contra as correntes”, contou Tierney, acrescentando que, no espaço de 24 horas, um peixe-lua pode percorrer de 20 a 30 quilômetros enquanto nada. Além disso, os peixes podem mergulhar até 1.000 metros abaixo da superfície “várias vezes ao dia em águas frias” com temperaturas tão baixas quanto 2 graus Celsius.
Fonte