Na semana em que se comemora o Meio Ambiente, a Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul, realiza dois importantes eventos que marcam essa data e colaboram com o futuro sustentável de Campo Grande. Todos os projetos desenvolvidos pela AGEMS, desenvolvem a educação ambiental, que promove o compromisso com as mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, respeito à diversidade biológica, cultural, étnica, fortalecendo a relação dos seres humanos entre si e com o meio ambiente de forma ampla.
Nesta quinta-feira (5), às 8h30, a AGEMS realiza o plantio de novas mudas no Arco dos Ipês, no Parque dos Poderes, e realiza o monitoramento das mudas que já foram plantadas. Essa é uma iniciativa da AGEMS Ambiental que tem realizado campanhas em prol do meio ambiente e já ultrapassou a marca de 2 mil mudas plantadas. Com parceria da Sanesul, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) e a Prefeitura do Parque dos Poderes, a Agência de Regulação cumpre o objetivo de que “não basta só plantar, tem que cuidar”.
“Esse é o nosso futuro. O Arco dos Ipês daqui há alguns anos será um cartão postal lindo na nossa cidade. E mais importante que isso é o que passamos para nossas crianças. Precisamos ensinar a cultura e a preservação do meio ambiente e continuar o legado de manter Campo Grande, a Capital mais arborizada do mundo”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
Inovação e a sustentabilidade
A partir de quinta-feira (6), até o sábado (8), das 9h às 18h, acontece nos Altos da Avenida Afonso Pena, ao lado do Bioparque Pantanal, o 12º Drive Thru da Reciclagem, um evento de inovação que se destaca como um símbolo do compromisso ambiental em Campo Grande, promovendo a consciência ecológica enquanto oferece uma maneira divertida para os cidadãos contribuírem para um futuro mais sustentável.
De acordo com a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da AGEMS, Iara Marchioretto, ações como o Drive Thru da Reciclagem também são essenciais para uma cidade em crescimento e livre de carbono.
“O Drive Thru une um novo conceito de sustentabilidade, educação, cultura e negócios, fornecendo um exemplo inspirador de como esses elementos podem convergir para promover mudanças positivas em uma cidade inteligente que pensa no presente e principalmente no futuro”, destaca Iara.
Como funciona?
O evento é em formato drive e a população poderá deixar seus objetos recicláveis de carro. No entanto, o evento é aberto para pedestres, e haverá a opção de estacionar ao lado de fora e aproveitar os estandes que estarão disponíveis no local como oficinas, palestras de educação ambiental, artesanatos e muito mais.
O que a população pode descartar?
Poderão ser descartados materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, eletrônicos, tecido, banner, medicamento vencido, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha, bateria, tampinha plástica, cápsula de café entre outros objetos. Além dos descartes, as equipes estarão recebendo doação de roupas e calçados com boas condições de uso.