Surto de síndromes respiratórias graves em Campo Grande obrigou a Prefeitura a adiar a Festa do Queijo de Rochedinho, que ocorreria dia 11 de maio no próprio distrito. O evento passa para dia 8 de junho.
Conforme divulgado pela Prefeitura, o surto da Síndrome Respiratória Aguda Grave estaria no ”pico” de transmissão, segundo informado pela Fiocruz. Ministério da Saúde considera o intervalo de 27 de abril a 18 de maio como período de alto risco.
A decisão foi tomada por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, a Sidagro, que é responsável pela organização do evento. A medida se dá em conjunto com a Secretaria de Saúde, que monitora as medidas do plano de ação estabelecido em resposta ao atual cenário de surto de doenças respiratórias.
Ainda segundo divulgado, entre as ações, está a ativação do Centro de Operações de Emergência (COE) para SRAG, a contratação de mais profissionais de saúde e a expansão do número de leitos disponíveis.
”Sabemos da importância do evento para os produtores e tantas famílias de Rochedinho, mas entendemos que a saúde da nossa população é prioridade. E neste momento nos acautelarmos e evitarmos aglomerações e novos contágios é fundamental para todos. Diante do decreto de situação de emergência, a Prefeitura precisa tomar algumas precauções e o adiamento do evento segue esses cuidados. Espero que nas próximas semanas esses números de contágio possam diminuir e que no dia 8 de junho estejamos todos juntos lá em Rochedinho, prestigiando essa que já é uma das melhores festas do nosso calendário”, justifica a prefeita Adriane Lopes.
A Prefeita de Campo Grande recomenda à população que aqueles que apresentarem sintomas de gripe e febre façam o uso da máscara facial e que os cuidados de higienizar as mãos devem ser uma constante.
O adiamento do evento é uma medida preventiva diante do cenário preocupante da saúde nestas semanas consideradas de alto risco de transmissão. “Optamos por agir com responsabilidade, priorizando a segurança e o bem-estar dos participantes e da comunidade campo-grandense. Esta é mais uma medida cautelar para evitar a propagação do vírus”, salienta o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Jr.