A Netflix deu nova guinada em direção às transmissões ao vivo de eventos esportivos com o anúncio da transmissão do confronto de boxe feminino entre Katie Taylor e Amanda Serrano, válido pelo cinturão mundial das superleves.
A luta será transmitida em parceria com a Most Valuable Promoções (MVP), fundada por Jake Paul e Nakisa Bidarian.
Será a primeira transmissão efetivamente de esporte de alto rendimento da empresa, que se notabilizou pelas séries documentais e, nos últimos meses, por conteúdos esportivos com foco no entretenimento.
Assim, em 2023 anunciou sua primeira transmissão esportiva, um torneio de golfe entre celebridades, na qual participaram pilotos de Fórmula 1 e golfistas profisisonais.
Na sequência, em março, se aproximou mais do esporte competitivo, com uma partida de exibição entre os espanhóis Rafael Nadal, representado a antiga geração de tenistas que brilharam no saibro, e Carlos Alcaraz, a mais nova revelação das raquetes na Espanha.
No mês passado, após a bem-sucedida experiência de transmitir Nadal x Alcaraz, a Netflix anunciou outro evento esportivo de celebridades: a luta entre o veterano ex-pugilista Mike Tyson, de 57 anos, e o influenciador digital Jack Paul, que estará na mesma programação de boxe do dia 20 de julho.
Esporte competitivo
A luta entre Taylor e Serrano, consideradas duas das principais boxeadoras da atualidade. A irlandesa possui cartel de 23 vitórias (6 por nocaute) e 1 derrota. Já a porto-riquenha, mais veterana, ostenta 46 vitórias (30 por nocaute), 2 empates e 1 derrota.
O evento será realizado no AT&T Stadium, com capacidade para 80 mil torcedores, em Arlington, no Texas, casa do Dallas Cowboys da NFL.
O combate será a revanche após luta de 2022, quando as lutadoras se tornaram as primeiras mulheres a fecharem um evento de boxe no Madison Square Garden, em Nova York.
“A primeira luta em Nova York foi uma ocasião épica e mais do que correspondeu ao investimento, e eu tenho certeza de que a revanche não será diferente. Quero agradecer ao Matchroom e ao DAZN pela ajuda em tornar a luta possível e estou ansiosa em defender meus títulos como campeã mundial”, comentou Taylor.
Na ocasião, Taylor venceu em decisão dividida naquela que foi considerada a luta do ano pela Sports Illustrated e evento do ano na revista especializada Th Ring, em 2022. Taylor x Serrano também foi indicada para evento do ano do site Sports Business Journal.
“Esta é a revanche que o mundo queria ver e estou muito feliz que, finalmente, esteja acontecendo”
Katie Taylor
Já Serrano derrotou a brasileira Danila Ramos em sua última luta, por decisão unânime, pelo cinturão da Organização Mundial de Boxe (OMB).
Foi o primeiro título mundial feminino disputado em 12 rounds de 3 minutos, igual ao que ocorre no masculino. Na ocasião, ela também imprimiu seu recorde ao dar 1.103 socos durante todo o combate.
“Embora meu foco continue sendo dar às mulheres a opção de lutar com as mesmas regras que os homens, sempre disse que essa é a única luta pela qual voltaria ao 10×2 [10 rounds de 2 minutos] se fosse isso que Katie queria”, afirmou Serrano.
“Acredito que ganhei a nossa primeira luta, mas não consegui na decisão do júri. Dessa vez não vou deixar para os jurados. Tenho a honra de compartilhar este card no maior estádio, na maior plataforma de streaming do mundo”, completou.
Estratégia
Grandes histórias do esporte têm ganhado cada vez mais espaço na Netflix, sendo indicada a prêmios como o Emmy pelo episódio da série Untold Jake Paul, o Garoto Problema. Revitalizou a base de fãs da F1 com Fórmula 1: Dirigir para Viver.
Também obteve sucesso com séries como Dias de Golfe, Nascar: Velocidade Máxima, Untold, Quarterback, Tour de France: No Coração do Pelotão, A Seleção dos EUA na Copa do Mundo Feminina, Seis Nações: Acesso Total, entre outros.
A empresa selou parceria com ligas esportivas, incluindo F1, NFL, PGA Tour, ATP, WTA, Fifa, WWE, MLB, entre outras.
Até 2022, a Netflix se vangloriava que jamais iria participar de concorrência para aquisição de direitos esportivos, ao contrário do que fizeram outras plataformas concorrentes, como Amazon Prime Video e Apple TV, que gastaram rios de dinheiro para se tornarem parceiras de eventos importantes ao redor do mundo. Tal estratégia vem sendo mudada nos últimos anos.
A partir de 2025, a Netflix se tornará a nova casa do WWE. A luta entre Taylor e Serrano é mais um passo na guinada da empresa rumo a conteúdos efetivamente esportivos ao vivo.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a MVP para trazer esta revanche aos assinantes da Netflix em todo o mundo no que será uma noite inesquecível”, afirmou Gabe Spitzer, vice-presidente de esportes de não ficcionais da Netflix.