9 heróis da Marvel que viraram vilões nos quadrinhos e você não sabia

Filmes, séries, quadrinhos e outras mídias costumam lidar com histórias de vilões que, seja por influência de heróis ou por circunstâncias fora de seu controle, acabam encontrando a redenção. A própria Marvel é famosa por várias figuras que seguiram esse caminho, como Vampira, Deadpool, Venom e o Soldado Invernal.

Ela também tem figuras marcantes que costumam mudar de lado conforme as circunstâncias, sendo Magneto o mais famoso deles. Para completar, a empresa também tem muitos nomes que traçaram carreiras heroicas, mas decidiram abandonar a luta pela justiça e foram corrompidos ou pela ganância pessoal ou por acreditar que limites morais as impediam de fazer um bem maior.

9 heróis da Marvel que viraram vilões

Para celebrar os 85 anos da Marvel, que tal relembrar e conhecer a história de heróis da Casa das Ideias que acabaram se tornando vilão? Confira 9 exemplos dos quadrinhos abaixo!

Colossus

Colossus foi para o lado dos vilões, mas manteve sua consciência

Embora tenha lutado contra os X-Men em uma aventura na qual sofreu uma lavagem cerebral do vilão Arcade, Colossus decidiu trocar o grupo quando estava com a mente sóbria. Após perder sua irmã para um vírus mortal, ele decidiu se unir à Irmandade de Mutantes de Magneto, permanecendo nela mesmo após a suposta morte do mestre do magnetismo.

No entanto, isso não significa necessariamente que ele virou um grande vilão. Apesar de ter se virado para o “lado do mal”, o mutante russo continuou mantendo sua consciência e tendia a desempenhar um papel mais neutro e de mediação quando aconteciam encontros com sua antiga equipe.

Hank Pym

Hank Pym sempre foi um universo bastante instável no universo Marvel

Conhecido por assumir os mantos do Homem-Formiga, Golias, Gigante e Jaqueta Amarela, Hank Pym durante muito tempo foi um membro ativo dos Vingadores. No entanto, ele nem sempre foi o integrante mais nobre do grupo: em uma edição histórica, foi revelado que ele abusava fisicamente de sua esposa Janet, a Vespa.

Mentalmente instável, Pym também já criou um robô assassino como forma de convencer seus antigos companheiros de que ele era uma adição necessária ao time — e, nos quadrinhos, também foi o responsável por projetar Ultron. No entanto, foi na série “What if…?” que ele revelou seu lado mais cruel, com uma de suas versões alternativas sendo a responsável por matar todos os membros da famosa equipe.

O Fera

O Fera se mostrou capaz de fazer coisas realmente horríveis.

Uma das transformações mais recentes de herói para vilão afetou o Fera, que virou o grande cientista de Krakoa durante a era Jonathan Hickman. Como líder da X-Force, ele decidiu que faria de tudo para proteger o país dos mutantes, incluindo matar Wolverine e criar vários clones dele com os instintos Arma-X ligados.

O cientista e filósofo acabou sendo derrotado por seus ex-companheiros de equipe, que evitaram que ele parasse de abusar de recursos de ressureição. No entanto, o personagem continua vivo na forma de uma versão renascida, que não é afetada por diversos anos de corrupção e decisões malignas.

Nick Fury

O Nick Fury original foi bastante corrompido por seus métodos.

Embora atualmente Nick Fury seja conhecido como um agente especial negro com os traços do ator Samuel L. Jackson, nos quadrinhos ele começou como um homem branco com tapa-olho e cabelos que começaram a ficar grisalhos. O personagem continua existindo neles, mas foi totalmente transformado após a saga Pecado Original.

O ex-diretor da S.H.I.E.L.D. mata o Vigia Uatu e rouba seus olhos, com a intenção de ser capaz de ver o futuro e evitar novas tragédias. Após exterminar vários vilões e ser detido pelos Vingadores, ele foi condenado a passar a eternidade vigiando a realidade, sem poder interferir nela — missão que compartilha com a entidade cósmica que foi revivida tempos depois.

Ben Reilly

A Marvel bem que podia dar uma folga para Ben Reilly.

Uma das poucas coisas boas que surgiu da Saga do Clone dos anos 1990, Ben Reilly continuou sendo maltratado pela Marvel por muitos anos depois de ser considerado morto. Em uma de suas aparições mais recentes, ele virou o vilão Chasm, que quer matar Peter Parker para roubar as memórias que o herói tem de seu próprio passado.

No estado atual do universo Marvel, ele se esqueceu de boa parte de suas aventuras como o Aranha Escarlate e dos tempos em que acreditava ser o verdadeiro Parker. Um destino ingrato para um personagem que teve bons momentos e chegou até mesmo a assumir o manto do Homem-Aranha durante algum tempo.

Blade

A mudança de Blade foi bastante radical e inesperada

Introduzido pela Marvel como um meio-vampiro que abandonou seu legado maldito, Blade passou por uma transformação polêmica em quadrinhos recentes. Durante a saga Blood Hunt, ele sucumbiu ao seu desejo de sangue e passou a liderar um grupo de vampiros que quer deixar a Terra sob uma noite eterna — e os maiores heróis do planeta viraram o alvo preferencial dos novos vilões.

Capitão América

Até Capitão América como símbolo nazista rolou nos quadrinhos

Steve Rogers é um símbolo tão grande dos Estados Unidos que seu uniforme é praticamente uma bandeira do país ajustada. Assim, veio acompanhada com grande polêmica a revelação de que o personagem era um agente infiltrado da Hydra e, na verdade, tinha sido criado para lutar a favor dos nazistas.

O que explica tudo isso é o Cubo Cósmico, um objeto de poder massivo que foi usado para reescrever a realidade. Graças a ele, a versão original do herói foi “editada” para fora da existência e, em seu lugar, entrou uma encarnação de uma realidade paralela capaz de enganar os Vingadores durante décadas.

O Motoqueiro Fantasma

O Motoqueiro Fantasma decidiu ocupar o trono do inferno

Com o trono do inferno abandonado por Mephisto, o Motoqueiro Fantasma vivido por Johnny Blaze decidiu ocupá-lo na esperança de trazer mais equilíbrio ao universo. O que ele não contava é que essa tarefa iria corrompê-lo, iniciando uma busca pelos diversos espíritos da vingança que vagam pela Terra — que só seria interrompida quando Danny Ketch assumiu o papel do Espírito da Corrupção.

O Demolidor

O Demolidor virou o tipo de vigilante que sempre tentou combater

Um vigilante cego que combate o crime nas ruas de Nova York durante a noite, o Demolidor muitas vezes usa seus talentos como advogado para defender nos tribunais aqueles que ajudou a prender. Isso faz parte das crenças pessoais do personagem, que acredita que até mesmo o pior criminoso tem uma chance de redenção.

No entanto, durante o arco Heroes Reborn, de 2021, ele teve sua personalidade modificada de maneiras radicais. O personagem virou um fanático religioso que se disfarçava como um padre que, após ouvir as confissões de criminosos que frequentavam sua igreja, os caçava à noite para espancá-los até a morte.

E aí, qual herói mais te surpreendeu virando vilão na Marvel? Comente nas redes sociais do Minha Série!

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
13 horas ago
View on Instagram |
1/9
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
2 semanas ago
View on Instagram |
5/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
2 semanas ago
View on Instagram |
6/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
4 semanas ago
View on Instagram |
8/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
4 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas